O Que Fazer Com O 13º Salário?

Por | novembro 27, 2014

salario

O décimo terceiro salário está chegando e muitas pessoas já possuem planos para esse dinheiro. Uma pesquisa da ANEFAC mostrou que mais de 60% das pessoas usarão o décimo terceiro para pagar dívidas.

Pagar dívidas existentes com o 13º é uma boa maneira de se livrar delas mais cedo.

Por mais que pagar dívidas é um fator muito importante, não é apenas essa a destinação que pode ser dada ao décimo terceiro. Vamos dar uma olhada em algumas opções?

Programar-se para dívidas futuras

Todos nós sabemos que começo de ano é um grande problema quando o assunto é despesas. Temos alguns gastos que acontecem uma vez por ano, e ainda parte deles ocorrem logo no começo do ano, como é o caso do IPVA e o IPTU.

Por isso, uma boa escolha para evitar grandes impactos no seu bolso, é separar o décimo terceiro para pagar essa dívidas que ainda virão.

O maior problema dessa decisão é o psicológico: é difícil não usar um dinheiro que está no banco. Exige muito controle próprio.

Claro que algumas dívidas podem ser parceladas, para facilitar o pagamento, mas tem um porém: pagamento à vista possui desconto. Então se possível, acabe de vez com elas.

Claro que cada pessoa é um caso diferente. Para algumas pessoas será melhor pagar à vista ou parcelar. Isso vai depender da necessidade e/ou do perfil de cada um.

Comprar produtos para consumo próprio

Muitas pessoas usam o fim de ano para comprar produtos que elas tanto desejam, como por exemplo, um eletrodoméstico, uma TV nova ou até renovar as roupas do guarda-roupas.

Sem dúvidas essas é uma alternativa muito boa para quem possui um orçamento controlado e sabe que aquele dinheiro não será usado para mais nada.

Do ponto de vista financeiro, essa escolha deve ser tomada com cuidado. É recomendável que todas as despesas estejam em dia, tenha uma reserva de emergência e que essas compras não tragam más consequências para o seu bolso. E lembre-se da regra mais importante: não compre nada que não consiga pagar.

Viagens

O costume de muitos brasileiros é de ir à praia no fim de ano e passar a virada do ano por lá. Claro que viagens também precisam de planejamentos.

Procure se programar da melhor forma possível: planeje o trajeto a ser feito, escolha com cuidado a hospedagem, o tanto de combustível que será gasto, alimentação, etc. Contabilize todos os possíveis gastos que você terá. Dessa forma você não terá surpresas e poderá usar o seu décimo terceiro de forma mais eficiente.

Usar esse dinheiro para se programa para viagens fora de temporada também é uma boa ideia. As viagens fora de temporada possuem uma grande vantagem financeira: são mais baratas.

Comprar presentes

Adquirir presentes para familiares naquele famoso encontro natalino é muito bom. Além de reencontrar os parentes, ainda é possível se aproximar mais deles. Mas tudo tem que ser financeiramente controlado, principalmente quando queremos agradar a todos da melhor forma possível. Se não prestarmos atenção, podemos até gastar mais do que queríamos comprando um presente mais caro.

Tenha em mente quanto será o seu limite para comprar esses presentes e respeite seu bolso. Se não for possível comprar algo tão caro, compre um presente mais simples. O que importa é não esquecer das pessoas que amamos e deixa-las saber que elas são importantes para nós.

Investir

Essa sem dúvidas é a alternativa que trará maior retorno financeiro, de todas as outras aqui ditas. Usar esse dinheiro para receber uma maior quantia no futuro, sem dúvidas é uma excelente maneira de usar seu 13º.

Alternativas não faltam. Existem aplicações adequadas para todos os perfis e montantes de dinheiro.

Algumas aplicações oferecem excelente rentabilidade e não requer tanto dinheiro para investir, como é o caso dos títulos públicos.

Já pessoas que possuem um maior capital pode optar por algumas Letras de Créditos Imobiliários.

Mas essas não são as únicas alternativas. Temos também aplicações como CDB, investimento em ações, fundos imobiliários, fundos de investimentos, entre muitos outros.

Tudo depende do seu planejamento

A decisão do que fazer com o seu 13º deve ser analisada por você. Do que você precisa? Você tem dívidas? Você pode gastá-lo com produtos não essenciais? Já possui uma reserva de emergência?

Todas essas perguntas são itens que pode te ajudar a tomar decisões de como melhor usar o seu 13º. Não existe uma regra clara: cada pessoa precisa analisar a situação em que está.

Para efetuar a melhor decisão de como gastar o décimo terceiro, é necessário possuir um controle bem preciso de seu orçamento, além de projeções de gastos futuros. Assim você saberá quando precisará de dinheiro e quando pode gastar um pouco mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *