O que é Educação Financeira?

Por | agosto 31, 2021

A educação financeira abrange o entendimento e uso de várias habilidades financeiras.

Entre as habilidades da educação financeira temos a gestão financeira pessoal, (ou da família) e investimentos.

Podemos dizer talvez que o auge da educação financeira é ter 100% do controle financeiro da sua vida e poder usar o dinheiro para proporcionar maior qualidade de vida.

O ideal é começar a estudar sobre finanças e ter essa aproximação com o dinheiro e planejamento financeiro desde cedo. A educação é a chave para uma boa relação com o dinheiro.

Então, a educação financeira é essencial para ajudar a alcançar seus objetivos de vida, já que a maior parte deles precisa de dinheiro.

Entendendo a Educação Financeira e porquê ela é tão importante

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), iniciada em 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou que em agosto de 2021 as famílias brasileiras bateram recorde de endividamento: 72,9% dos lares estão endividados no Brasil.

Claro que não podemos culpar o endividamento das famílias apenas na falta de educação financeira. Mas ela pode ajudar e muito.

No entanto, alguns dados mostram o tamanho da falta de educação financeira:

  • No Brasil, segundo a B3, apenas 3% da população investe em ações. No Japão, esse percentual é de 45%. E nos Estados Unidos esse número sobe para 55%.
  • Em contrapartida, segundo a Anbima, mais de 80% dos brasileiros “investem” na poupança.

Uma pessoa com um bom nível de estudo sobre finanças sabe que a poupança é um péssimo lugar para deixar o dinheiro, já que o seu rendimento perde da inflação.

É nesse momento que a educação financeira nos ajuda.

Com ela podemos enxergar o cenário que estamos inseridos e definir com precisão para onde o dinheiro será gasto ou investido.

Por exemplo, um dos primeiros passos que aprendemos na educação financeira é possuir uma reserva de emergência com base nos gastos.

Com esse passo bem executado, o problema de se endividar praticamente acaba, já que você previu antecipadamente os cenários ruins que poderiam acontecer, como a falta de renda ou aumento repentino nos gastos.

A falta de educação também leva a gastos excessivos com produtos ou serviços infrutíferos. Muitas vezes são gastos pequenos, mas em uma quantidade alta.

Coloque tudo no papel!

Estratégias para melhorar a Educação Financeira

Aqui estão alguns passos simples, porém eficientes para você começar hoje mesmo a melhorar a sua educação financeira e desenvolver habilidades com o dinheiro.

  • Faça um orçamento e planejamento – Levante todas as suas receitas e depois todos os seus gastos, mensais. Classifique os gastos como dispensável ou indispensável e planeje os cortes de gastos, principalmente nos gastos dispensáveis.
  • Pague as dívidas – Comece com aquelas que possuem maior taxa de juros, onde a bola de neve do endividamento cresce mais rápido.
  • Crie uma reserva de emergência – Se você ainda não tem uma reserva para amortecer os imprevistos financeiro, comece uma, para ontem. A reserva de emergência deve basear nos seus gastos e ser capaz de te sustentar por vários meses.
  • Proteja seu dinheiro da inflação – Inclusive a reserva de emergência (e todo o seu dinheiro) deve estar protegido da inflação. Existem aplicações bem melhor do que a poupança que podem cumprir esse papel. Um exemplo rápido, é a conta corrente do Nubank que rende 100% do CDI.
  • Invista – Use uma parte da sua renda para gerar mais renda. Estude sobre investimentos. Eles também são uma parte importante da educação financeira.
  • Cuidado com os juros – principalmente os juros dos cartões de créditos e do cheque especial. Eles costumam destruir o orçamento das famílias de uma forma bem rápida.
  • Entenda a matemática financeira – Não precisa ser nada complexo. Comece com os juros compostos, por exemplo.

Um modelo predefinido para poupar

Quando o assunto é orçamento e quanto tem que sobrar no fim do mês, muitas pessoas dizem que o ideal é ter uma regra de poupança.

Alguns dizem 80/20, ou seja, gaste 80% e poupe os 20%. Outros falam da regra 70/30, que segue a mesma lógica.

Mas isso vai da realidade de cada um. Algumas pessoas no começo não conseguem poupar. Outras podem poupar mais.

Por isso, analise sua realidade e se compare apenas contigo mesmo. Observe sua evolução. E veja se você está indo para o caminho financeiro certo.

Se preciso, invista primeiro em você para aumentar a sua renda.

Continue aprendendo

Existem inúmeros materiais disponíveis na internet sobre investimentos e educação financeira.

Aqui no Investimentos e Dinheiro temos nossa biblioteca com livros sobre investimentos e educação financeira.

Lá você pode ter acesso a livros que vão melhorar e muito sua percepção sobre dinheiro. Lembrando que essa biblioteca é atualizada sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *