O Que É Fundo De Investimento

Por | maio 15, 2014

Muitas pessoas sentem vontade de investir, possuem o dinheiro, mas e aí? No que investir? Acaba se tornando uma decisão muito difícil para alguém que nunca estudou sobre investimentos, decidir quais ativos escolher para colocar o precioso dinheiro. Ou mesmo falta de tempo para estudar e acompanhar o dia a dia dos investimentos acabam desanimando muitas pessoas.

Para isso há uma solução! O fundo de investimento.

O que é então fundo de investimento

Um fundo de investimento é composto por um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que tem como objetivo final ganhar dinheiro com aplicações financeiras, seja títulos e valores mobiliários em geral.

Como participar de um fundo de investimento

Para entrar em um fundo de investimento, o interessado deve comprar cotas, através de instituição financeira que seja autorizada a realizar a operação, efetivando assim a entrada do dinheiro no fundo. O valor das cotas dos fundos de investimentos são definidas por uma conta matemática simples: Divide-se o patrimônio líquido pelo número de cotas existentes.

Cada fundo de investimento possui uma estratégia, ou seja, define ativos que irá compor a carteira do fundo conforme os riscos que eles apresentam. Dessa forma, os fundos de investimentos podem atingir determinados perfis de investidores. Existem fundos para investidores mais conservadores até fundos para aqueles que preferem correr mais riscos.

Fundo de Investimento

Custos

Os cotistas dos fundos pagam a taxa de administração. Essa taxa é anual e incide sobre o patrimônio líquido total do fundo, mesmo ele não apresentando lucro. Essa taxa de administração corresponde pelos serviços do gestor, administradora e toda instituição envolvida com o fundo.

Entrando em um fundo de investimento, você não vai se preocupar em que investir, já que o fundo toma todas as decisões com base em estudos e análises, e busca a melhor forma de rentabilizar. É claro que se um fundo não apresenta lucros suficientes, os investidores desse fundo começam a procurar outras alternativas mais rentáveis.

Essa foi uma apresentação rápida sobre os fundos de investimentos. Agora aprenda como escolher um fundo de investimento ideal e tenha mais informações sobre os fundos de investimentos. Espero que tenham gostado, deixe seu comentário e até a próxima!

Escrito por: Misael Ribeiro

 

Um pensamento em “O Que É Fundo De Investimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *