Manual Para Iniciantes Em Ações

Por | junho 30, 2014

As ações está se popularizando cada dia mais. O número de investidores cadastrados na Bolsa de Valores aumentam todo o ano. Muitos deles efetuam investimentos em grandes empresas, como a Petrobras, comprando as ações dessa empresa esperando uma valorização. Mas o que são ações?

O que são ações?

As ações são a menor parcela do capital da empresa. Quando uma ação é comprada, o investidor adquiri uma pequena parte da companhia, se tornando então um sócio da empresa.

Muitas vezes as ações são chamadas de “papéis”. Isso porque antigamente as ações eram títulos impressos em papel, que garantia a fração na sociedade. O termo “papéis” para ações ainda é muito usado, mas o registro, negociação e todas transações envolvendo ações são feitas de forma eletrônica.

Ações

Tipos de ações

Existem dois tipos de ações: as ações ordinárias nominativas (ON) e preferenciais nominativas (PN).

Ordinária Nominativa (ON) – São ações que concedem aos seus titulares direitos a voto em assembleia, mas não dão direito preferencial aos dividendos pagos, ou seja, o percentual dos lucros distribuídos é menor para os portadores das ações ordinárias comparado aos portadores das ações preferenciais.

Preferencial Nominativa (PN) – Essas ações não concedem direito a vota em assembleia, mas o maior beneficio é o pagamento maior de dividendos. Um investidor que possui ações preferenciais nominativas recebem um percentual maior de dividendos comparado aos portadores de ações ordinárias.

UNIT – As UNIT são a negociação de ações da mesma empresa, mas engloba as preferenciais e ordinárias em uma única unidade. Por exemplo as ações da Anhanguera: uma unit da Anhaguera é formada por 1 ação ordinária mais 4 ações preferenciais. São ações de tipos diferentes, porém negociadas com o mesmo código. O número no código para as Units é 11. Por exemplo: Anhanguera: AEDU11.

Corretoras

Todo investidor precisa ter uma conta aberta em corretora para poder fazer investimentos na bolsa de valores. Ela fará a intermediação entre o investidor e a bolsa de valores. Abrir conta em corretora é simples, fácil e rápido.

Algumas corretoras oferecem serviços de análise, indicações para compras e vendas, carteiras montadas para auxiliar o investidor em busca de boa rentabilidade, entre outros serviços.

É necessário que o investidor saiba escolher a corretora e fique atento também ao plano de corretagem (quanto a corretora cobrará para o investidor comprar e vender ações), pois muitas vezes investimentos em ações é inviabilizado quando a corretagem é muito alta, comprometendo possíveis lucros e intensificando perdas.

Códigos de negociações:

Todas as ações possuem códigos na bolsa de valores para negociação. Os códigos diferem-se entre as ações preferenciais e ordinárias, mas todos seguem o mesmo formato: quatro letras primeiro e números depois.

As ações ordinárias são representadas por 4 letras e pelo número 3 no final, por exemplo, PETR3 (ações ordinárias da Petrobras), enquanto as ações preferenciais são representadas por 4 letras e números acima de 4, por exemplo, PETR4 (ações preferenciais da Petrobras) ou USIM5 (ações preferenciais da Usiminas).

Os números do código das ações preferenciais diferem entre a classe das ações. As empresas podem emitir diferentes tipos de classes de ações preferenciais, e a diferenças entre elas consta no Estatuto Social da empresa. Por exemplo: uma empresa pode emitir ações preferenciais Classe A, B e C, e na bolsa de valores elas receberiam códigos diferentes, mudando o último número do código.

Lotes de negociações:

Na bolsa de valores existe o mercado integral e o mercado fracionário. A diferença entre eles é na quantidade de ações negociadas:

Mercado integral – É negociado apenas múltiplos do lote-padrão. O lote padrão nada mais é do que uma quantidade fixa de ações aceita no mercado integral. A maioria das ações da bolsa de valores possuem um lote padrão de 100 unidades. Ou seja, a negociação é feita com no mínimo 100 ações ou múltiplos desse lote, como por exemplo, 200, 300, 400 ações.

Mercado fracionário – É destinado para investidores que querem comprar ou vender abaixo do lote-padrão. Por exemplo: a Petrobras possui lote-padrão de 100 ações. Para comprar ou vender ações abaixo dessa quantidade, o investidor deve fazê-lo no mercado fracionário. O código de negociação do mercado fracionário possui a letra F na frente do número. No caso das ações preferências da Petrobras no mercado fracionário é PETR4F.

Classificação das ações

As companhias que possuem suas ações negociadas em bolsa de valores são classificadas por suas liquidez. Liquidez é a capacidade de vender ou comprar uma ação.

Primeira linha: Também conhecida como Blue Chips, são empresas de grande porte e possuem grande liquidez na bolsa de valores. Essas ações são as mais conhecidas por suas empresas possuírem uma boa reputação e valor econômico.

Segunda linha: Também conhecida como Small Caps, geralmente tem grandes oscilações de preços e nem sempre tem boa liquidez, mas a liquidez não é das piores. Em geral são ações mais baratas. Não desperta muito o interesse de investidores por serem consideradas mais arriscadas.

Terceira linha: São ações que possuem baixa liquidez e menor capitalização. Apresentam maior risco de investimentos do que as Small Caps, mas isso não quer dizer que são empresas ruins.

Formas de comprar ações

As ações podem ser compradas por três formas:

Fundos de investimentos em ações – É quando a pessoa compra cotas de um fundo de investimentos em ações e um administrador ficará responsável em efetuar as aplicações. Aprenda mais sobre os fundos de investimentos e como escolher um fundo de investimento ideal.

Clubes de investimentos – É quando pessoas se juntam para efetuar investimentos na bolsa de valores, geralmente familiares e amigos. Trata-se de um condomínio constituído por pessoas físicas que somarão os recursos de cada um para o investimento em ações. O clube de investimento não precisa de um gestor certificado, mas sim um representante do clube que dará as ordens de compra e venda para a corretora.

Individualmente – A pessoa sozinha efetuará ordens de compra e venda das ações através da corretora, usando os serviços como home broker. Mas nada impede o investidor de pedir conselhos para o corretor e usar os demais serviços oferecidos pela corretora.

Espero que tenham gostado, deixe seu comentário e até a próxima!

Escrito por: Misael Ribeiro

Imagem: Iman Mosaad

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *