Alta Da Taxa De Juros: Quem ganha?

Por | janeiro 12, 2015

ALTA TAXA

Há um bom tempo, observamos uma alta consecutiva na taxa selic. E não para por aí. O Boletim Focus do Banco Central prevê mais altas para o ano de 2015.

Taxa de Juros e inflação

Claro que todos estão falando sobre isso. É uma constante preocupação. Se a taxa Selic aumenta, todas as outras taxas de juros tendem a ficar mais caras, incluindo financiamentos de imóveis, empréstimos, taxa de juros de produtos bancários entre outros.

A Selic é a taxa que o mercado usa como referência. Para saber mais sobre ela, leia sobre a Selic e a taxa Selic.

Sem falar na inflação. A ferramenta mais usada para controlar a inflação é justamente a taxa Selic, e temos a impressão de que não está adiantando. A inflação continua subindo.

Depois de dito que todas as outras taxas sobem, você pode estar pensando: Então eu não ganho nada com isso.

Não é bem assim.

O cenário pode não parecer um dos mais favoráveis para a nossa economia. Pode parecer que no fim das contas, apenas os bancos comerciais estão ganhando, já que os juros estão subindo e a economia está fraca.

Onde há problemas, pode haver oportunidades.

Como dito anteriormente, a Selic é a taxa guiadora da economia. Por isso, não apenas as taxas de juros de dívidas ficam mais altas. Alguns investimentos recebem esse benefício.

E a melhor parte é que nós, pessoas físicas, podemos nos beneficiar dessa alta da taxa de juros para ganhar mais dinheiro.

Viu uma oportunidade agora?

A tendência é que com a alta da Selic, muitos investimentos que são vinculados à ela ou ao CDI tendem a dar mais retorno.

Títulos públicos tendem a pagar mais, já que alguns são vinculados a essa taxa, CDBs, LCIs, LCAs, entre outros, vinculados ao CDI, também tendem a pagar mais.

De forma geral, todo esse momento de alta inflação e das taxas, trás um retorno maior a renda fixa. Por isso é hora de se beneficiar das excelentes taxas.

E como fazer isso?

Simples! Primeiramente você precisa se destacar da população. O brasileiro, em linhas gerais, possui poupança negativa, ou seja, gastam mais do que ganham, tendo que recorrer a dinheiro de bancos.

Se você efetuar uma poupança, pronto! Terá dinheiro para investir e se beneficiar desse período de altas taxas.

Quer saber mais como conseguir poupar? Dá uma olhada nos 3 hábitos que te deixará mais rico.

Existe uma lição que podemos aprender com tudo isso: sempre tente achar oportunidades no meio de algum problema.

Nós sabemos que o pessimismo está em toda a parte e muitas vezes ele nos faz ficar cegos, mas temos que conseguir enxergar sempre uma oportunidade quando achamos que está ocorrendo algum problema.

Mudança de pensamento

Comece a pensar diferente. Ao invés de reclamar com a nossa situação econômica, pense: onde eu posso ganhar dinheiro em meio a tanto problemas?

Dois motivos para você fazer isso:

1 – Reclamar não vai te deixar com mais dinheiro e irá atrapalhar qualquer visão otimista que você possa ter.

2 – Quando você para de ver problemas e começa a ver oportunidades, você está um passo a frente da maioria das pessoas. Lembre-se de nunca ir com no ritmo da manada.

Para exemplificar, temos a história de Jesse Lauriston Livermore, onde a maioria das pessoas perderam dinheiro na forte crise de 1929, ele fez centenas de milhões de dólares com operações vendidas. Onde há crise, há oportunidades.

Espero que tenham gostado, deixe seu comentário e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *