5 Passos Para Montar Uma Reserva de Emergência

Por | fevereiro 7, 2015

5 passos reserva

Imprevistos acontecem com todos nós. Isso é fato e não tem como fugir dessa realidade.

Quando menos percebemos, ficamos doente, o carro quebra, acontece algum acidente (nada grave, se Deus quiser), entre vários outros imprevistos que estamos sujeitos.

Todos eles possuem um fator em comum: envolvem gastar dinheiro para tudo voltar ao normal.

Até aí tudo bem. Pagar para que algo seja concertado não é novidade para ninguém. Mas existe um grande problema com esses imprevistos: eles possuem um forte poder de desequilibrar o orçamento de qualquer um.

Esse desiquilíbrio pode ser mais forte em pessoas ou família que possuem um orçamento apertado: todo dinheiro que entra, sai.

Por descuido e não preparo, imprevistos podem significar dívidas para muitas pessoas, e muitas vezes dívidas que duram longas datas. Se uma pessoa possui um orçamento muito apertado, de onde ela vai tirar dinheiro para pagar uma dívida que chegou de “intrusa” em seu orçamento?

Para isso é essencial que todos possuam uma reserva de dinheiro para atender essas necessidades emergenciais. E saber montar uma reserva de emergência é mais importante ainda. Aqui estão 5 passos para montar uma excelente reserva.

Passo 1: Tenha em mente a quantia de dinheiro necessária para uma boa reserva

A quantia de dinheiro necessária para uma reserva costuma ser sempre um dilema. Mas existe uma regra que costuma funcionar: quanto maior o seu padrão de vida, maior precisa ser a reserva.

Isso porque geralmente quem possui mais dinheiro, tende a ter bens mais caros, que quando quebram, custam muito mais para consertar.

Já no caso de emergências envolvendo saúde, não há muita diferença, já que um rico e um pobre ficam doente da mesma forma e precisam do mesmo tratamento.

Por isso um bom início para mensurar o tamanho da sua reserva de emergência é tentar um total de 3 a 5 vezes sua renda mensal. Se sua renda aumentar, procure aumentar também sua reserva.

Passo 2: Não gaste todo seu dinheiro

O primeiro passo, talvez o mais difícil para algumas pessoas, é não gastar todo o dinheiro que possui. Poupar dinheiro é essencial.

Para conseguir poupar da forma mais eficiente, um excelente controle do orçamento é necessário.

Assim com um bom controle, é possível ver qual gastos podem ser cortados de forma mais fácil. Para mais conhecimento sobre como poupar, recomendo a postagem em que falo sobre o consumo essencial e o supérfluo.

[ois skin=”1″]

Passo 3: Separe parte do dinheiro poupado para montar sua reserva de emergência

Lembre-se que o dinheiro poupado não deve necessariamente ser totalmente para montar essa reserva de emergência. Parte desse dinheiro pode ser usado também para a montagem de uma reserva para investimentos.

Entretanto, é necessário que parte desse dinheiro seja destinado a montagem da reserva, e detalhe: quanto maior a quantia destinada a reserva, mais rápido você acabará de fazê-la.

Passo 4: Proteja seu dinheiro da inflação

Como esse dinheiro ficará parado até que um imprevisto aconteça, é extremamente importante que ele seja protegido o máximo possível da inflação.

Em tempos de alta da inflação, é um pouco difícil proteger totalmente o dinheiro, mas mesmo com um rendimento pequeno, é melhor do que deixar o dinheiro parado no banco.

Aplicações como CDBs, LCIs, poupança, são sempre boas alternativas, desde que possuam altíssima liquidez, ou seja, você precisa conseguir retirar o dinheiro sempre que precisar.

Lembrando que existem aplicações que possuem prazo de carência, ou seja, um período de tempo que o dinheiro precisa ficar aplicado sem ser movimentado. Portanto, se uma aplicação com prazo de carência seja escolhida para reserva de emergência, é necessário saber que enquanto o dinheiro estiver nesse prazo, ele é intocável.

Entretanto, para reserva de emergência eu prefiro a poupança, por poder fazer depósitos o tempo que eu quiser, e se eu precisar sacar o dinheiro é muito fácil. A liquidez é altíssima.

Passo 5: Tenha disciplina e continue com o plano

Para que tudo ocorra bem é necessário que se tenha disciplina. Continue poupando e transferindo o dinheiro para aplicação escolhida para montar a reserva e pare somente quando o objetivo for atingido.

Entretanto, para esse último passo, existe uma regra que não pode ser quebrada:

Use o dinheiro apenas para imprevisto! Para nada mais!

Usar o dinheiro da reserva de emergência para comprar produtos é muito tentador, porém é errado. Se algum imprevisto ocorrer depois do dinheiro da reserva ser gasto, você poderá entrar em algum problema financeiro.

Quer comprar algo? Monte uma reserva destinado a esse consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *