LCA: Letra de Crédito do Agronegócio

Por | agosto 4, 2014

Com as altas de juros do mercado, investimentos que acompanhem essas altas, que são aqueles vinculados à Selic ou CDI, são sempre muito procurados.

Como visto sobre a LCI, é hora de abordar um investimento que possui características muito parecidas e oferece uma boa rentabilidade, as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

O Que É LCA

A LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é um título emitido por instituições financeiras que tem como objetivo captar recursos para participantes da cadeia de agronegócio.

A LCA funciona como um empréstimo, onde por intermédio de um banco, o investidor empresta dinheiro aos participantes do agronegócio e recebe juros por isso, representando uma importante fonte de financiamento.

Toda LCA possui uma garantia real. A operação com o lastro é registrada na Cetip, garantindo ao investidor segurança do dinheiro investido por ter uma garantia, em caso de inadimplência do banco.

LCA

Rentabilidade e rating

A rentabilidade da LCA pode ser prefixada ou pós-fixada, sendo a mais comum pós-fixada:

Prefixada – A taxa de juros é conhecida no momento da contratação e não se altera por fatores externos ou aumento da taxa de juros do mercado.

Pós-fixada – É a mais usada. Geralmente é pós-fixada no CDI, sendo a taxa de juros um percentual sobre o CDI.

A rentabilidade oferecida pelos bancos de pequeno porte é maior do que as oferecidas pelos bancos de grande porte, entretanto o risco corrido pelo investidor também aumenta.

Existe instituições que são responsáveis por avaliar os ativos (inclusive a LCA) e atribuir uma nota para a qualidade do crédito. São chamas de agências de ratings. Para aqueles que querem buscar maior rentabilidade em LCA através de bancos menores, é necessário observar o rating do ativo, para evitar que haja perda do dinheiro, em caso a garantia não seja suficiente.

Esse não é a única variável que muda a rentabilidade da aplicação. Se o investidor tiver um grande montante para aplicar e estiver disposto a aplicar por um prazo maior de tempo, os bancos oferecem uma maior remuneração.

Vantagens

Garantia pelo FGC – A partir de 23 de maio de 2013, o Fundo Garantidor de Crédito passou a cobrir as Letras de Créditos do Agronegócio em caso de falência do banco, em um valor de R$ 250.000,00 por investidor.

Boa rentabilidade – Em momentos de alta nos juros, investimentos como a LCA costumam acompanhar essa tendência, aumentando a rentabilidade do dinheiro investido. Isso porquê a LCA é vinculada geralmente ao CDI, ou seja, ela pagará uma porcentagem sobre o CDI como juros. Entretanto, existe LCA prefixada, onde a taxa de juros é pactuada no momento da contratação.

Isenção de Imposto de Renda e taxas de administração – Assim como a LCI, a Letra de Crédito do Agronegócio é isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas, IOF e taxa de administração. Isso impacta diretamente na rentabilidade. Segue a tabela comparando investimentos isentos de IR (LCA) com os que incidem IR.

LCA x IR

Desvantagens

Aplicação inicial geralmente alta – Em linhas gerais, as aplicações iniciais em LCA costumam exigir um grande montante, mas isso depende de banco para banco. Alguns bancos oferecem aplicações iniciais com menos valores do que outros, por isso é necessário uma pesquisa para aqueles que querem investir em LCA.

Baixa liquidez – Ao contrário de vários outros investimentos de renda fixa que oferecem liquidez diária, a LCA possui baixa liquidez, podendo ser necessário deixar o dinheiro aplicado por um grande período de tempo, sem possibilidade de resgate.

Carência – Em 2014, a resolução do Bacen nº 4.410 de 28/05/2015l, alterou as regras de carência e resgate das LCAs. O que antes não tinha período de carência para resgatar ou movimentar as LCAs, agora é de 90 dias.

Conclusões

A LCA é um investimento muito bem-vindo com a atual alta da taxa de juros. Por acompanhar o CDI, costuma trazer ótimos retornos em momentos de combate a inflação, já que para abaixar a inflação a principal ferramenta usada é a alta da taxa de juros do mercado. Entretanto esse investimento pode ser inviável para aqueles que possuem pouco dinheiro para aplicar.

A maior vantagem sem dúvidas está na ausência de tributos e taxa de administração, sendo oferecendo ao investidor excelente retorno comparado às outras aplicações que há incidência de Imposto de Renda, como o CDB.

Observe-se também a liquidez do investimento. Esse é um fator que não pode ser ignorado. A LCA não é recomendado para pessoas que vão precisar do dinheiro aplicado antes do tempo de resgate, por isso deve ser um dinheiro que “esteja sobrando”.

Quer aprender sobre outros investimentos? Verifique no link abaixo!

Os tipos de investimentos que você precisa conhecer

Escrito por: Misael Ribeiro

Imagem: kanegen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *