Análise Fundamentalista De Ações: Entenda Como Funciona

Por | julho 29, 2021

A análise fundamentalista pode ser uma excelente aliada para compra de boas ações na bolsa de valores, principalmente se você é um investidor de longo prazo.

Com ela é possível identificar empresas que estão potencialmente baratas (ou caras), empresas que estão abaixo do valor de mercado, empresas que estão crescendo muito, com altos lucros ou grandes prejuízos.

Antes de prosseguir, é importante que você saiba como como começar a investir na bolsa de valores.

Entretanto, ela não é a única forma de analisar uma empresa, por mais que seja a mais conhecida. Então, antes de aprofundar sobre a análise fundamentalista e exemplos práticos, vamos diferenciá-la da análise técnica.

Análise Fundamentalista vs Análise Técnica

A Análise Técnica é a análise estrita do comportamento do preço. Nela podemos usar várias ferramentas para tentar prever para onde o preço da ação vai. Ela também é conhecida como análise gráfica.

Muitos analistas recomendam a análise técnica para curto médio prazo.

A análise fundamentalista é voltada para os dados, informações, governança e saúde financeira da empresa. A macroeconomia e políticas econômicas também fazem parte da análise fundamentalista.

Ela tem por ideia analisar a empresa como um todo dentro da economia e setor que ela está inserida e perceber se no médio/longo prazo a empresa apresentará lucro e um fluxo de caixa positivo. Dessa forma as ações tendem a valorizar

Mas vamos entender uma coisa: o futuro é sempre incerto e é sempre difícil tentar “adivinhar” o que vai acontecer.

Dessa forma a análise fundamentalista é subjetiva, dependendo muito do método de avaliação empregado, o viés do analista (sim, isso costuma contar).

Alguns fatores que por si só são subjetivos, como por exemplo, valor intrínseco de uma marca .

Entretanto, não tem como fugir disso. Há a análise para tentar prever como a empresa estará no futuro. Mas a base da análise fundamentalista é o passado onde não há subjetividade.

Para reduzir a subjetividade, os analistas fundamentalistas usam muito os indicadores (ou múltiplos) para a análise de ações.

Análise de Ações com a Análise Fundamentalista – uma abordagem prática

Análise De Ações Com Indicadores Fundamentalistas

Os índices tem como base geralmente o DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), o Balanço Patrimonia e a cotação da ação da empresa analisada.

Eles nos mostram, naquele momento, em que condição a empresa está e nos trás informações importantes sobre a saúde financeira dela.

Esses índices são bem difundidos na internet e qualquer pessoa pode ter acesso a eles.

DRE

A Demonstração de Resultado do Exercício é um relatório que busca mostrar (de forma bem simples e resumida) se a empresa teve lucro ou prejuízo e como se deu esse resultado, discriminando a receita, custo e despesas.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial mostra para o investidor, de forma clara, a situação financeira da empresa, sendo dividido entre ativos e passivos (bens, direitos, dividas, obrigações e lucro/prejuízo)

Exemplos de indicadores da análise fundamentalista

Alguns investidores buscam ter uma renda mensal com dividendos e para eles, um dos índices fundamentalista mais importante é o dividend yield, que mensura a taxa de retorno do dividendo pago e pode ser encontrado facilmente em sites como Meus Dividendos.

O dividend yield é calculado dividindo o dividendo pago por ação pelo valor da ação.

dividend yield = dividendo pago por ação / valor da ação.

Outro site que não podemos passar por aqui sem citar é o Fundamentus. Ele é um dos mais famosos e mais completos que possuem dados fundamentalista.

Um dos indicadores que podemos encontrar no site é o famoso P/L.

Para o calcular o P/L é só dividir o preço da ação pelo lucro por ação. Isso vai retornar para o analista quanto tempo uma ação demorará para se pagar apenas com os lucros.

P/L = preço da ação / lucro por ação

Outro famoso indicador que trás uma relação do preço da ação com o patrimônio líquido da empresa é o P/VPA ou P/VP.

Para calcular esse indicador o preço da ação é dividido pelo patrimônio líquido por ação.

Quanto mais elevado esse indicador, mais cara a ação.

P/VPA = Preço da Ação/Valor Patrimonial da Ação (VPA)

VPA = Patrimônio Líquido/Número total de ações

Aqui mostramos apenas 3 indicadores. Mas na análise fundamentalista há muito mais que isso! Mas acho que deu para ter uma ideia dos indicadores fundamentalistas.

Aplicando A Análise Fundamentalista

Cada investidor interpreta as empresas de uma forma e cada um busca aquilo que é importante para ele nos indicadores.

Alguns investidores gostam de investimento em valor ou value investing, então vão buscar indicadores que mostram que a empresa está barata e lucrativa. Foi como o famoso investidor Warren Buffet começou.

Outros, como já mostramos anteriormente, querem montar uma renda com dividendo ao invés de ganhar com a valorização da ação. Logo, eles buscarão empresas lucrativas, sólidas e com alto dividend yield.

Algumas “regras” são básicas na análise fundamentalista:

  • Não analise apenas um indicador isoladamente. Tente combinar indicadores para ter uma melhor visão da empresa.
  • Compare e leve em conta a comparação dos indicadores com outras empresas do mesmo setor.
  • Considere também a média do setor comparado à empresa analisada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *