O Que É Taxa Selic?

Por | junho 16, 2014

Todos nós ouvimos falar sobre a taxa Selic. Seja nos noticiários ou em notícias online, é sem dúvida um assunto muito abordado quando se fala em economia. Mas como essa taxa funciona?

Taxa Selic

Antes de tudo, entenda uma coisa: A taxa Selic é diferente de Selic.

Diferença entre taxa Selic e Selic

A SELIC e a taxa SELIC estão ligados sim, mas não são a mesma coisa.

A SELIC é um sistema. As inicias da sigla significam: Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Esse sistema é a central dos títulos públicos.

Todos nós sabemos que para financiar seu orçamento, o governo precisa de arrecadação, e títulos públicos são uma forma de fazer isso. Com essa necessidade ele libera para compra títulos da dívida pública interna, onde pessoas físicas e jurídicas poderão comprar como investimento. Entenda mais sobre investimentos em títulos públicos.

A SELIC é onde ocorre todas as operações com os títulos de dívida interna do governo. Lá ocorre emissão, regaste, pagamento de juros e custódia dos títulos.

E onde entra a taxa Selic nisso tudo?

A taxa Selic nada mais é do que a taxa média de todos os financiamentos diários operados pelo Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Ou seja, toda operação com prazo de um dia útil feita na Selic, conta como o cálculo para a taxa.

Esse processo é usado pelos bancos, onde no mercado interbancário (entre bancos), são feitas operações de curtíssimo prazo para um tomar recurso emprestado do outro. A garantia dessa operação são os títulos públicos. Efetuando-se a média diária dessas operações, chega-se à taxa Selic.

O Copom e a Selic

Agora deve estar uma dúvida no ar: não é o Copom (Comitê de Política Monetária) que define a taxa da Selic?

Na verdade, o que o Copom define é o objetivo para a Selic. Depois de analisar os cenários econômicos, esse colegiado definirá a meta para a Selic, visando o bem da economia. Então, a partir daí as operações feitas na Selic chegarão bem próximas a essa meta.

Por que a taxa Selic é tão importante?

Por se tratar de uma taxa de curtíssimo prazo, referentes aos títulos públicos e também uma taxa que demonstra o risco do governo, ela é usada como uma taxa de referência.

Por isso a famosa frase que a taxa Selic é a taxa básica da economia.

Geralmente a taxa Selic é a menor do mercado, mas nem sempre isso ocorre, principalmente quando o Copom define alta da Selic para combater a inflação.

A Taxa Selic e você

Há uma ligação bem direta entre a taxa Selic e o consumo, mas poucas pessoas percebem.

Em linhas gerais, quando a taxa Selic aumenta, todas as outras taxas aumentam. Os empréstimos e financiamentos ficam mais caros, dificultando assim o consumo. Claro que outros fatores influenciam na taxa de juros do crédito, como por exemplo, inadimplência e risco, mas a taxa Selic também está inclusa nesses fatores.

O oposto acontece. Quando a Selic cai, o crédito fica mais barato, facilitando o consumo. Não deve-se esquecer das outras variáveis que definem a taxa de juros do crédito.

Se você investe em fundos de investimentos de renda fixa, se a Selic subir, os seus rendimentos subirá, já que uma parte da carteira dos fundos de renda fixa são prefixados na Selic.

As alterações da Selic afetam as pessoas de formas diferentes. Algumas pessoas são mais afetadas do que as outras, dependendo do nível de exposição que se tem com fatores influenciados pela taxa Selic.

Escrito por: Misael Ribeiro
Imagem: takomabibelot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *