A Rentabilidade Real De Um Investimento

Por | agosto 18, 2014

Quem aplica algum dinheiro em ativos, seja na poupança, CDB, LCI ou qualquer outro investimento, busca uma rentabilidade para que o investimento valha a pena. Geralmente quanto maior receber pelo dinheiro aplicado, melhor.

A inflação comprometendo o dinheiro

Por outro lado, existe a inflação que atormenta a nossa vida financeira. No Brasil, a inflação é um problema. O governo sempre tenta manter a inflação dentro da meta, e mesmo a meta estabelecida ainda é alta.

A inflação é a alta generalizada dos preços, e com essa alta, o dinheiro perde o poder de compra. Existem várias razões que podem ocorrer a inflação, entretanto essas variáveis não estão ao nosso controle.

Observa-se também reajustes de salários, de aluguéis, preços em geral, tudo para compensar a inflação e para não ocorrer perda do poder aquisitivo. Realmente ela está presente nas nossas vidas e bem perto, talvez mais perto do que gostaríamos.

Com essa precaução de manter o dinheiro protegido da inflação, é necessário saber a rentabilidade real dos investimentos.

rentabilidade real

Rentabilidade real dos investimentos

A rentabilidade real ou retorno real de um investimento é mostrar, em percentual, qual foi o retorno descontando a inflação do período.

Para exemplificar, suponha-se uma situação em que, durante um ano, a inflação foi de 7% e um investimento rendeu 10%. Qual foi o retorno real?

O primeiro impulso é subtrair 7% de 10%. Ou seja, 10% – 7% = 3%. Entretanto essa maneira está ERRADA.

Para efetuar o cálculo de forma CORRETA é necessário usar uma fórmula simples que resulta o retorno real:

Retorno real = (1+retorno do investimento)/(1+Inflação) -1

Aplicando a fórmula na situação anterior, temos:

(1+0,10) / (1+0,07) – 1= 0,0280 ou 2,80%

Cuidados com o cálculo

Para que essa conta de certa é necessário que a taxa de retorno do investimento e a inflação correspondam ao mesmo período. Por exemplo, se a taxa de retorno do investimento for mensal, a inflação obrigatoriamente precisa ser mensal para ser válido o resultado.

Observe que a rentabilidade real foi menor do que apenas subtrair as duas taxas. Pelo método ERRADO, a taxa real de retorno deu 3% e pelo método CERTO a taxa real de retorno deu 2,80%.

Por isso é necessário saber efetuar as contas de maneira correta, porque pode acontecer do investidor pensar que está ganhando dinheiro, mas, na verdade, está perdendo.

Quanto maior a inflação, maior é a ilusão de renda, pois muitas vezes irá ter grandes reajustes de salários, os investimentos terão altas taxas de juros, mas pela rentabilidade real pode ocorrer perda do poder de compra.

Escrito por: Misael Ribeiro

Imagem: Jorge Franganillo

2 pensamentos em “A Rentabilidade Real De Um Investimento

  1. Robson

    Eu diria que uma resposta mais assertiva do retorno real do investimento seria deduzir a inflação do mesmo periodo cfe publicado e adicionar a redução da taxa de adm do gestor e o imposto de renda, assumindo que a aplicação seja maior que 30 dias.

    Responder
    1. Misael C. Ribeiro Post do autor

      Olá Robson, obrigado pelo comentário. Você diz em deduzir a inflação e apenas depois tirar a taxa de administração e IR? Nesse post falamos apenas da inflação deduzindo a rentabilidade. Nessa postagem aqui falamos de mais cálculos que reduzem a rentabilidade, além da inflação. Muito obrigado pela participação e forte abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *