Os Índices Da BM&FBovespa

Por | julho 10, 2014

Aqui no site já foi abordado sobre o índice bovespa. Dessa vez vamos falar de alguns índices que são da bolsa de valores mas poucas pessoas sabem. Existem outros índices além do IBOV e são muito úteis para nos dar informações sobre os mercados existentes.

Como Funcionam Os Índices Da BM&FBOVESPA?

Cada índice representa o desempenho de um conjunto de ações, mostrando a valorização ou desvalorização ao longo do tempo.

Os índices são reunidos em empresas que possuem características em comum, medindo a performance delas. Por exemplo, construtoras compõem o índice IMOB, formando a média do setor.

Os índices da BM&FBOVESPA são divididos em Índices Amplos, Índices de Sustentabilidade, Índices Setoriais, Índices de Governança, Índices de Segmento e outros índices sem classificação.

Vale ressaltar que uma mesma ação pode fazer parte de vários índices.

Para quem quiser acompanhar o índice pelo home broker ou por alguma plataforma gráfica, seguirá os códigos dos índices.

índice

Índices Amplos

Esses índices refletem o mercado de forma ampla. Empresas de diversos tamanhos e setores fazem parte dos índices, cada uma com um peso no cálculo do índice além de precisar ter requisitos para fazer parte desses índices.

Índice Bovespa – Ibovespa

Código: IBOV

É o principal índice. É representado pelos principais ativos negociados na bolsa de valores, mostrando então o desempenho médio delas. Existem critérios para ocorrer a inclusão de ações no Ibovespa. Aaprenda sobre a metodologia do Ibovespa nesse link.

Ações como a Petrobras, Vale, Ambev entre outras, fazem parte desse índice.

Índice Brasil 50 – IBrX 50

Código: IBXL

É composto pelos cinquenta papéis com maior liquidez da BM&FBOVESPA. Foi criado para ser referencial para os investidores e administradores de carteiras de investimentos.

Há também a possibilidade de lançar derivativos sobre o índice: futuros, opções sobre o futuro e opções sobre o índice.

Ações como a Petrobras, Vale, CCR, Cielo, Bradesco entre outras, fazem parte desse índice.

Índice Brasil 100 – IBrX 100

Código: IBXX

Parecido com o Índice Brasil 50 – IBrX 50, porém com 100 ações em vez de 50. Representa a performance das 100 ações com mais liquidez, cada uma com um peso no índice.

Índice Brasil Amplo – IbrA

Código: IBRA

Tem como objetivo oferecer uma visão ampla do mercado: como o mercado está se comportando de forma geral, medindo o comportamento das ações de todas as empresas listadas na BM&FBOVESPA que atendam alguns critérios de inclusão.

Índices Setoriais

Os índices setoriais possuem a função de medir o desempenho de diversos setores.

Índice BM&FBOVESPA Utilidade Pública – UTIL

Código: UTIL

É composto pelas principais ações de empresas de utilidade pública (energia elétrica, água e saneamento e gás) listadas na BM&FBOVESPA. São selecionadas pela liquidez e ponderadas nas carteiras pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação. Inclui empresas como Sabesp, Light, Eletropaulo, etc

Índice BM&FBOVESPA Materiais Básicos – IMAT

Código: IMAT

Mostra o desempenho das empresas mais representativas e mais líquidas do setor de Materiais Básicos. Inclui empresas como Brasken, Duratex, Vale, etc.

Índice BM&FBOVESPA Financeiro – IFNC

Código: IFNC

Esse índice mostra uma visão geral do mercado de ações de empresas mais representativas dos setores de intermediários financeiros, servições financeiros diversos e previdência e seguros. Está incluso no índices empresas, como por exemplo, ABC Brasil, Itausa, Itau Unibanco, Santader, BB Seguridade, entre outas.

Índice BM&FBOVESPA Imobiliário – IMOB

Código: IMOB

Composta pelas principais ações de empresas representativas dos setores da atividade imobiliária compreendidos por construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis. Nesse índice encontra-se empresas como: MRV, Tecnisa, Iguatemi, Helbor, entre oturas.

Índice BM&FBOVESPA Consumo – ICON

Código: ICON

Esse índice tem como objetivo medir o comportamento das ações das empresas representativas dos setores de consumo cíclico e não-cíclico. Está incluso empresas, como por exemplo, Ambev, Lojas Marisa, Hypermarcas, entre outras.

Índice BM&FBOVESPA Industrial – INDX

Código: INDX
Esse índice foi desenvolvido com o objetivo de medir o desempenho das ações mais representativas do setor industrial. Exemplos de empresas que entram nesse índice: Embraer, Duratex, Souza Cruz, Minerva, entre outros.

Índice BM&FBOVESPA Energia Elétrica – IEE

Código: IEEX

Primeiro índice setorial da BM&FBOVESPA, lançado em 1996. Tem como objetivo medir o desempenho do setor de energia eletrica. Entre as empresas que fazem parte do índice encontramos: Alupar, Cesp, Copel, CPFL Energia, entre outras.

Índices de Sustentabilidade

Esses índices agrupam empresas que partilham da mesma visão de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, não importa o setor em que ela esteja.

Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE

Código: ISEE

Índice criado para medir as empresas listadas da BMF&BOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Nesse índice, no momento, encontra-se empresas como: Banco do Brasil, Bradesco, BRF, CCR Rodovias, Brasken, entre outras.

Para mais informações sobre o índice, pode-se consultar o site do ISE.

Índice Carbono Eficiente – ICO2

Código: ICO2

Esse índice é composto pelas empresas que compõe o IbrX-50 que aceitaram participar do índice, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE). Para ponderação do índice, leva-se em conta o grau de eficiência de emissão de GEE e o total de ações em circulação. Empresas como Brasken, Cosan, Natura, Oi, entre outras, fazem parte desse índice.

Índices de Governança

Os índices de governança foram feitos para identificar empresas que se comprometeram a ter mais transparência e respeito com seus acionistas, sejam eles com grande ou pequena participação em capital investido na empresa

Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – IGC

Código: IGCX

Esse índice tem como objetivo medir o desempenho das ações de empresas que apresentam bons níveis de governança corporativa. Elegem-se à inclusão na carteira teórica do índice todas as ações emitidas por empresas negociadas no Novo Mercado ou classificadas nos Níveis 1 e 2 da BM&FBOVESPA.

Para mais informações sobre os níveis de governança acessar esse link.

Índice Governança Corporativa Trade – IGCT

Código: IGCT

O índice é composto pelas ações de empresas integrantes do índice anterior, o IGC, e que atendam simultaneamente a alguns critérios de liquidez de suas ações.

Índice Governança Corporativa – Novo Mercado – IGC-NM

Código: IGNM

Esse índice tem como objetivo medir o desempenho de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa e que estejam listadas no Novo Mercado.

Índice de Ações com Tag Along Diferenciado – ITAG

Código: ITAG

Tem por objetivo medir o desempenho de ações de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação do controle. Ações para as quais a empresa concede tag along superior a 80% em relação ao preço obtido pelo controlador, no caso de alienação de controle, é incluída ao ITAG.

Índices de Segmentos

Esses índices são divididos pelo tamanho da capitalização das empresas com ações na BM&FBOVESPA e formas de remuneração ao acionista.

Índice BM&FBOVESPA MidLarge Cap – MLCX

Código: MLCX

Tem como objetivo mostrar o desempenho das maiores empresas listadas na bolsa de valores. O conjunto do índice representa 85% do valor de mercado total da bolsa.

Empresas como a Siderurgia Nacional, Bradesco, Petrobras, Vale, entre outras, fazem parte desse índice.

Índice BM&FBOVESPA Small Cap – SMLL

Código: SMLL

Tem como objetivo mostrar o comportamento das empresas de menor capitalização que possuem ações na bolsa de valores. Inclui nesse índice todas as ações que não estão incluidas no MidLarge Cap.

Empresas como Abril Educação, Alupar, Aliansce, Oi, Tecnisa, entre outras, fazem parte do índice.

Índice Valor BM&FBOVESPA – 2ª Linha – IVBX 2

Código: IVBX

É um índice composto por 50 ações de empresas que possuem excelente conceito junto aos investidores. As 50 ações são escolhidas em uma relação de ações classificadas em ordem decrescente por liquidez, de acordo com seu índice de negociabilidade dos últimos 12 meses.

Empresas como Bradespar, Eletrobras, Duratex, Gerdau, entre outras, fazem parte do índice.

Índice BM&FBOVESPA Dividendos – IDIV

Código: IDIV

Tem como objetivo medir o desempenho das ações das empresas que destacam na remuneração ao investidor, sob forma de dividendos e juros sobre capital próprio. São compostas pelas ações de empresas que apresentaram maior dividend yield nos últimos 24 meses.

Empresas como o Banco do Brasil, Cemig, Gafisa, Vale, fazem parte desse índice.

O dividend yield é calculado como os dividendos pagos por ação dividido pela cotação atual da ação.

Outros Índices

Aqui encontram-se os índices que não se enquadram em nenhuma categoria anterior.

Índice de BDRs Não Patrocinados-GLOBAL – BDRX

Código: BDRX

Mede o desempenho das empresas estrangeiras (BDRs) Não Patrocinados, autorizados a negociação na BM&FBovespa que tiverem Formador de Mercado.

Ações que entram nesse índice são: Apple, Berkshire, Boeing, Google, Mc Donalds, entre outras.

Índice BM&FBOVESPA Fundos de Investimentos Imobiliários – IFIX

Esse índice mede o desempenho dos fundos imobiliários negociados na BM&FBOVESPA. As cotas dos fundos são selecionadas pela liquidez e ponderadas pelo valor de mercado total.

Alguns fundos que participam do índice são: Aesapar, BB Progressivo I, BB Progressivo II, TRX, Olimpia, entre outros.

Aprenda sobre os fundos imobiliários com esse guia.

Deixe seu comentário. Se gostou, compartilhe com os amigos! Até a próxima!

Escrito por: Misael Ribeiro

Imagem: Janet Ramsden

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *