5 Pensamentos Que Você NÃO Deve Ter

Por | março 9, 2015

pensamento lampada

As vezes nós passamos a ter pensamentos ruins e acabamos sabotando nós mesmos.

Esses pensamentos nos deixam estacionados, parados no tempo, ou as vezes até com medo de tomarmos uma atitude porque acreditamos que não dará certo, mesmo sem tentar.

Para ajudar a reduzir esse problema que todos nós passamos, separei cinco pensamentos que não devemos ter para nos dar bem na vida, principalmente na área financeira.

1) Estou bem como estou

Esse pensamento é a base que não nos deixa evoluir, seja na vida financeira, pessoal, profissional e em todas as outras áreas.

Quando adotamos esse pensamento e acreditamos que estamos bem como estamos, estacionamos. Muitas vezes esse pensamento está ligado ao nosso medo de mudanças.

Tantas vezes lutamos tanto para conseguir algo na vida, que uma vez que conseguimos, temos medo de perdê-lo. Mas tenha uma coisa em mente: você pode conseguir qualquer objetivo na sua vida. Se você foi capaz de conquistar algo, só mostra que você é capaz de evoluir sempre.

Por isso confiança em você mesmo é essencial. Não espere que os outros venham te dizer que você é capaz. Você já é! E claro, se você estiver feliz do jeito que está continue assim, eu quero a felicidade dos meu leitores. Mas se você não estiver, hora de mudanças!

Não perca a oportunidade de ler “sempre evolua a sua vida financeira“, onde falo precisamente da evolução da vida financeira com renda ativa e renda passiva.

2) Não posso assumir riscos

Ok, risco é algo assustador. Muito assustador. Ninguém quer perder o que tem. Mas adivinhe? Nós corremos riscos 24 horas por dia, durante 7 dias por semana.

Se temos um emprego, corremos o risco de sermos demitidos, se temos um dinheiro em uma renda variável, corremos os risco de ter prejuízo.

Não apenas isso, se formos parar para pensar durante um minuto, nenhuma área da nossa vida é estável e segura. Todas elas possuem riscos. Ele é essencial para a nossa vida e está presente desde que nascemos.

Mas claro, não é por esse motivo que temos que sair por aí assumindo altíssimos riscos, mas podemos assumir riscos controlados para alcançarmos melhores resultados.

Quem corre maior risco: quem coloca 100% do seu dinheiro em uma ação, ou quem coloca 10%? Claro que se a ação subir, quem colocou 100% do dinheiro ganhará muito mais do que quem colocou 10%, mas é um risco que vale a pena correr? Isso vai de pessoa para pessoa, mas a maioria optaria por não colocar 100% do dinheiro em uma única ação, já que se ela cair, a perda seria imensa.

Mas e que tal analisarmos a fundo a empresa antes de aplicarmos o dinheiro nela? Se a empresa mostrar um excelente resultado e crescimento e sua ação não estiver acima do preço justo, o risco de queda da ação estará controlado, certo? A queda do preço ainda pode ocorrer, mas reduzimos nosso risco.

Na vida é essencial que assumamos riscos. O ideal é sermos prudentes e reduzi-los de forma eficiente.

3) Isso é muito difícil para eu aprender

Já pensou como seria bom se chegasse um dia que já saberíamos tudo? Não precisasse aprender mais nada? Seria muito bom. Mas infelizmente esse dia nunca chegará. Sempre teremos algo novo para aprender.

Sempre que o nosso objetivo é chegar a um lugar melhor, seja mudar para uma profissão diferente, ter uma promoção no trabalho, passar em um concurso, ou qualquer área da vida, temos que aprender, inclusive quando se trata de cuidar do nosso dinheiro.

Você acha assuntos como educação financeira, investimentos e economia difíceis? Algumas pessoas acham, outra não. Mas se você quer ter um maior poder sobre o que fazer com o seu dinheiro, onde investir, como conseguir mais dinheiro, são assuntos indispensáveis. A realidade é: quanto mais aprendemos, mais ferramentas temos para alcançar nossos objetivos.

Quero deixar uma dica para você: nunca tenha um preconceito com assuntos que são necessários você aprender. Apenas aprenda e leve o tempo que você precisar. Leia e releia livros e materiais online. Aprenda. Depois de aprender você tire suas conclusões se foi fácil ou difícil. Dessa forma, nenhum bloqueio mental para aquele aprendizado é criado.

Se quisermos dar um passo para frente na nossa vida temos que aprender algo novo, sempre.

question-marks-2215_640

4) Eu tenho objetivos e sonhos! (Mas você tem planos para alcançá-los?)

Esse pensamento é muito comum. Muitas pessoas possuem um objetivo de vida, um grande sonho, mas não sabem como alcançá-los.

Uma coisa é certa: objetivos e sonhos sem ações e planos não valem de nada.

Muitas pessoas querem ser ricas. Isso é um fato. Mas o que elas fazem para conseguir a tão sonhada fortuna? As pessoas que são milionárias, alcançaram a fortuna de várias formas, mas com certeza elas tiveram que sair da zona de conforto e tomar alguma ação.

O essencial então é enxergamos não apenas nosso sonho, mas sim o caminho para alcançá-lo e fazer planos. É como uma longa caminhada: você tem que dar um passo de cada vez, logo você chegará ao seu objetivo.

Mas o que muitas pessoas erram em fazer é não adaptar seus planos a sua realidade. Não é porque você traçou um caminho, quer dizer que ele tem que ser seguido 100% da forma planejada.

Obstáculos e imprevistos acontecem, por isso você deve adaptar seus planos da melhor forma possível cada vez que ocorrer algo diferente do planejado, mas sempre focando o seu sonho.

5) Eu não tenho tempo para isso

A falta de tempo, sem dúvidas, é algo que todos nós sofremos, principalmente quando entramos em uma rotina.

E o problema mora justamente na rotina. Quando estamos acostumados em fazer as mesmas coisas todos os dias, ocupamos todo o nosso tempo com as mesmas tarefas, não sobrando tempo para mais nada.

Para que possamos fazer coisas diferentes, precisamos ter tempo para elas. Mas e como arrumar tempo?

Uma técnica que eu gosto muito é planejar o meu dia. E claro, a maior parte dele será destinada as rotinas normais, mas quando é necessário dedicar tempo a algo que foge da minha rotina, eu separo uma parte do dia apenas para aquilo.

Lembre-se: se você dedicar 1 hora por dia a algo que você “acha que não tempo”, no fim do mês você dedicou mais de um dia completo. E 1 hora por dia passa bem rápido, não é mesmo?

Esse tempo pode ser usado para estudos, aprendizados em educação financeira, investimentos, economia ou qualquer área que você tenha necessidade. Mas eu aconselho é usar esses “tempos extras” para aprender a como ter mais dinheiro, como investir e como ter uma melhor educação financeira.

Coloque em prática, já!

Agora que você já sabe o que você não deve pensar, é hora de colocar tudo em prática e começar a fazer o oposto de tudo isso.

Lembre-se:

  • Você não pode estacionar e se contentar com o que tem (a não ser que você seja muito feliz e nada mais te falta).
  • Você pode SIM assumir riscos, desde que controlados.
  • Você consegue aprender qualquer coisa! Não coloque na cabeça que tudo na vida é difícil de aprender. Aceite desafios!
  • Faça planos para alcançar seus objetivos e sonhos! Sua degrau por degrau e você chegará ao topo.
  • Você tem tempo para o que precisar fazer que fuja da sua rotina. Use uma agenda e planeje seu dia. 1 hora por dia, todos os dias, costuma trazer excelentes resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *