O Custo Efetivo Total E Sua Importância Para Você

Por | setembro 25, 2014

Você já parou para pensar o quão caro são os juros cobrados por qualquer operação de crédito? Realmente é muito caro efetuar empréstimos em bancos. Dependendo da operação, os juros ficam muito altos, principalmente quando estouramos a conta e caimos no cheque especial.

Infelizmente o cobrado pelos bancos, para muita gente ainda é um mistério e muito difícil de ser desvendado. Muitas operações oferecidas pelos bancos podem possuir diversas taxas sem contar o juros em si, incluindo tributos, tarifas, seguros, despesas que o banco repassa para o cliente e muitos outros.

Custo Efetivo Total

Pensando nessa dificuldade de entender e calcular as reais taxas de juros das operações de crédito e arrendamento mercantil (leasing), foi criado o CET (Custo efetivo total).

O Custo Efetivo Total é uma taxa anual que representa todos os encargos, juros, despesas e qualquer outra categoria que pode ser cobrado do cliente. Essa não é uma opção dos bancos, mas sim uma obrigação de informá-la ao cliente antes de contratar a operação ou em qualquer momento que solicitado.

Com a divulgação do Custo Efetivo Total, o cliente saberá a REAL taxa que estará pagando pela operação, seja arrendamento, crédito consignado, cheque especial, entre outros.

A divulgação do Custo Efetivo Total tem a principal função de deixar transparente tudo que é cobrado aos clientes dos bancos nas devidas operações em que for divulgada.

Custo Efetivo

Bom para o bolso do consumidor

Depois de ser formalizada pela Resolução 3.517, a divulgação do Custo Efetivo Total aumentou a concorrência entre as instituições financeiras: O cliente sabendo da existencia da CET e sendo obrigação ser informado pelos bancos, consegue comparar as diversas taxas encontradas no mercado financeiro de diferentes bancos.

Com certeza o interessado pelo crédito irá optar pelo Custo Efetivo Total menor, a não ser que os bancos que possuírem um Custo Efetivo Total maior ofereça outras vantagens que seja importante para o consumidor e seus objetivos financeiros, como por exemplo maior prazo de pagamento.

Aproveite a divulgação do Custo Efetivo Total para decidir qual a melhor operação para você.

Espero que tenham gostado! Deixe seu comentário, compartilhe com os amigos e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *