Como economizar dinheiro em 5 passos indispensáveis

Por | maio 30, 2015

Como economizar dinheiro? Existe formas certas de fazer isso? É cada vez mais frequente a preocupação com os nossos gastos, principalmente quando percebemos que estamos gastando muito.

Sim, existem técnicas que podem te ajudar a fazer isso. Difíceis de entender? Absolutamente não. O difícil é praticar. Mas com uma boa força de vontade, todos conseguem.

Antes de mais nada vamos entender porque aprender a como economizar dinheiro é tão importante. O motivo de cuidar melhor do nosso dinheiro é muito mais importante do que ganhar mais.

como economizar dinheiro

A importância de saber como economizar dinheiro

Você pode dizer: se eu ganhasse mais, todos meus problemas financeiros seriam resolvido. E eu digo: se você não souber cuidar do seu dinheiro e poupá-lo, provavelmente teria mais problemas ainda.

Um motivo para isso é sobre a lei da demanda, onde já retratei no começo desse blog. Pode verificar esse artigo aqui.

Uma “regra” nessa lei é que quanto maior a renda do indivíduo, mais ele gasta. Então se ocorrer um aumento na renda, os gastos tendem a acompanhar.

Então antes de pensar em como ganhar mais, pense em como economizar. Assim você adquirirá hábitos que permitirão uma vida financeira mais controlada e te deixará preparado para “puxar o freio” sempre que precisar.

Como economizar dinheiro: o aprendizado é a porta para o caminho de uma vida financeira tranquila.

O fato que sim, aprender a economizar é o primeiro passo para uma boa educação financeira e para uma vida financeira mais tranquila e sem grandes sustos.

Pessoas que sabem como economizar são pessoas que possuem as rédias das suas finanças e dificilmente ficarão endividadas.

Há imprevistos na vida de todos nós. Não há como fugir. Mas agora imagine um imprevisto que faça duas pessoas desembolsar muito dinheiro. Quem se sairia melhor? Quem tem o hábito de poupar ou quem não liga para economizar?

Outro ponto importante é que quem sabe economizar dinheiro tem uma renda passiva muito melhor. Isso é, elas podem possuir mais investimentos do que aquela pessoa que não poupa.

Afinal, para investir, precisa-se economizar. Primeiro poupar, depois investir.

A mesma coisa acontece para quando queremos comprar um bem mais caro (carro ou casa). Se quisermos fugir de financiamentos, o ideal seria aprendermos a poupar dinheiro. Assim, com as aplicações financeiras certas combinados com o dinheiro economizado, chegamos ao valor que queremos.

Mas para querermos adquirir esse hábito, temos que ter motivos, certo? Ninguém economiza dinheiro para deixar parado debaixo do colchão.

Então o primeiro passo para economizar o suado dinheiro é definir o destino do dinheiro poupado.

Afinal, uma hora ou outra o dinheiro que foi economizado será gasto. Então, todo o dinheiro poupado precisa de um objetivo concreto.

1) Definindo o destino do dinheiro poupado

objetivo

Esse passo é importantíssimo. Ele irá nos dizer qual será o fim de todo esse esforço, todo esse aprendizado de como economizar dinheiro.

Cada pessoa economiza dinheiro para um motivo. Eu particularmente gosto de economizar para investir. Assim o dinheiro poupado irá me gerar renda passiva, aproveitando a mágica dos juros compostos.

Quando o dinheiro economizado é investido, há um aumento do poder aquisitivo futuro e ele pode crescer de forma exponencial. Eu prefiro receber juros do que pagar. E você?

Mas claro que poupar pode apresentar um outro lado excelente, além do investimento, como adquirir algum produto, pagar uma viagem, sem entrar em dívidas, sem aderir a financiamentos.

Lembre-se que existem verdades que nunca te contaram sobre os financiamentos. Fique atento!

Agora é com você. Vai economizar dinheiro com qual objetivo?

Vamos para o próximo passo. Colocar a mão na massa.

2) Tenha um excelente controle financeiro

controle dinheiro

De nada adianta se você não enxergar claramente o que entra e o que sai do seu bolso. Sim, isso é essencial.

O orçamento familiar/pessoal é o oxigênio para economizar dinheiro. Sem ele nada acontece. Mas porquê?

Simples. Todo o processo de como economizar dinheiro partirá dele. Toda análise será feita tendo como origem o seu orçamento.

Vamos supor que você queira cortar 20% do seu maior gasto. Como você saberá qual valor reduzir e onde irá cortar esse gasto, se você não tem um bom controle.

Olhando para a renda mensal, vamos supor que você queira aumentar sua renda passiva em 30%. Como conseguirá aumentá-la se você não sabe quanto ganha das suas aplicações financeiras?

Entendeu a importância de ter tudo na ponta do lápis? Ou da planilha?

Outro fator importantíssimo: lembre-se que temos gastos que ocorrem apenas uma vez por ano. Então o ideal é ter um controle mensais e que abranja no mínimo um ano. Assim todas as despesas que possam dificultar você economizar dinheiro já estarão inclusas.

Você já tem um controle financeiro? Não? Eu tenho a solução para você. Aqui no blog temos uma excelente planilha de controle financeiro.

Com ela você poderá controlar seus gastos e sua renda. Ela é muito simples de usar e com muitas análises que são feitas automáticas.

Para usá-la você precisa apenas preencher os valores de entrada e saída referente a cada mês. O resto é automático! Uma excelente ferramenta que irá te ajudar a guardar dinheiro.

–> Clique aqui para baixar sua planilha de gastos.

Ainda está em dúvidas? Não se preocupe! A primeira aba da planilha é um tutorial explicando como usá-la.

Agora que você tem um bom controle do seu dinheiro, é hora de começar a analisar o seu orçamento. Começaremos identificando os tipos de gastos.

3) Identifique seus tipos de gastos

check list

Essa parte é importante para o seu aprendizado de como economizar dinheiro. Agora quero que você olhe para a sua planilha e busque classificar seus gastos em dois tipos. Apenas isso.

Fazendo isso você será capaz de identificar onde você pode economizar mais dinheiro. Lembre-se que é possível reduzir todos os gastos, independente da classificação.

Tenho um post que falo muito mais detalhado sobre os dos tipos de gastos. Clique aqui para ler.

Seja sincero com você mesmo e lembre-se. Essa classificação depende da importância que cada pessoa dá para cada item do seu orçamento.

Para isso, aconselho que suas emoções sejam deixadas de lado o máximo possível e use a razão. Fazendo isso você aumentará a possibilidade de economizar dinheiro.

Gastos essenciais

Se você quer aprender a como economizar dinheiro, sem dúvidas saber diferir entre os tipos de gastos é importantíssimo.

O primeiro tipo são os gastos essenciais. Sem eles você não vive. Eles são os que movem a sua vida, como por exemplo, a alimentação, moradia, etc.

Alguns itens que são considerados como essenciais no meu orçamento são: alimentação, transporte, energia, água, supermercado, entre outros.

Gastos não essenciais

Sabe aquele restaurante caro? Aquela joia comprada? Esses são os gastos não essenciais. Você não depende deles para sobreviver, mas eles merecem um carinho: classifique-os em seu orçamento.

Alguns itens que estão no meu orçamento que são supérfluos são: restaurantes, festas, hobbies, entre outros.

Conseguiu classificar seus gastos do jeito explicado? Agora é hora de começar a reduzi-los. É uma parte um pouco dolorida, mas essencial se você quer economizar.

4) Cortar os gastos da forma correta

cortar cartao

Cortando os gastos, sobra mais dinheiro, ou seja, você economiza. É isso que nós queremos não é mesmo?

Existem diversas formas de reduzir os gastos. Uns podem ser cortados por completos, outros não. Depende de cada orçamento.

Como não sei qual o seu orçamento, vou passar 6 dicas de como economizar dinheiro cortando os gastos. Assim você poderá escolher qual o melhor para sua situação.

1 – Escolha produtos de marcas inferiores

Sabe aquele tênis absurdamente caro que você tanto quer? Tenho certeza que você não precisa exatamente daquele. Compre um um pouco mais barato. Alguns produtos chegam a valer 10x mais apenas por ter um logo.

2 – Escolha produtos substitutos

Alguns produtos podem ser substituídos por outros. Essa dica vale muito para compras em supermercados. Sabe aquela velha história margarina ou manteiga? É a mesma coisa. Alguns produtos caros podem ser substituídos por outros mais baratos.

3 – Se o cartão de crédito é um problema, pare de usá-lo

Maior problema do cartão de crédito é comprometer uma renda futura. Muitas vezes comprometemos a renda do mês e a do próximo também. Isso impede qualquer possibilidade de economizar dinheiro, já que uma dívida foi adquirida.

4 – Faça o mesmo com menos

Alguns dos nossos gastos podem ser reduzidos e fazermos exatamente a mesma coisa. Um bom exemplo disso são pessoas que vão a academia apenas para correr na esteira. Elas podem dispensar a mensalidade da academia e ir correr em um parque. Uma excelente maneira de economizar dinheiro.

5 – Corte algumas despesas por completo

Sim, algumas despesas podem ser cortadas por completo. Um exemplo disso é aquela TV por assinatura que ninguém da casa usa. Centenas de canais parados. Cancele-a e seu bolso ficará mais feliz.

Esses exemplos podem ser aplicados tanto aos gastos essenciais e para os gastos não essenciais. Basta olhar para o seu orçamento e pensar: onde posso economizar dinheiro nesses itens? Obviamente os gastos supérfluos são mais fáceis do que os essenciais, mas é possível economizar em ambos.

6 – Não entre em dívidas

Estamos aqui querendo aprender a como economizar dinheiro e durante o processo o ideal é fugir de qualquer dívida.

Sempre que entramos em dívida, não importa o tamanho, ela diminuirá nosso poder aquisitivo. Nesse momento, não é o que queremos. Temos que ampliá-lo.

Conhece os juros compostos? Eles são uma boa forma de enriquecer… e de perder dinheiro também. Tudo depende do lado que você está: do pagador ou do recebedor.

7 – Aprenda sobre o custo de oportunidade

O custo de oportunidade é uma ótima ferramenta para decidir o que fazer com a sua poupança.

Com ela você compara dois destinos ou mais para o seu dinheiro poupado. Uma ferramenta muito completa para qualquer um que quer ter uma boa educação financeira. Acesse o link abaixo para saber mais.

Guia sobre custo de oportunidade

5 ) Planejamento e previsões

calculo

Agora que você filtrou seu orçamento e cortou os gastos onde podia para economizar dinheiro, é só voltar ao item número 1 e lembrar porquê você economizou e fazer aquele objetivo se tornar realidade.

Mas não para por aí.

A próxima tarefa é manter toda essa mudança na linha, assim você não terá apenas um momento em que economizou, mas economizará sempre.

Uma excelente forma de fazer isso é programar o destino do seu salário antecipadamente.

Planeje com um mês de antecedência o que você irá gastar no próximo mês e meça seus resultados.

Um exemplo disso é dividir o destino da sua renda parecido com isso:

50% para gastos essenciais
25% para gastos supérfluos
25% para o seu objetivo financeiro definido no item 1.

Essas porcentagens podem mudar de pessoas para pessoa. Veja qual a proporção ideal para você.

Caso algum item esteja com uma proporção maior do que devia, use as técnicas apresentadas nesse artigo para adaptá-la ao seu bolso.

Importantíssimo: Economizar é um hábito, assim como aprender a como economizar dinheiro. Para que ele seja aprendido, outros hábitos precisam ser esquecidos. Para isso tenha força de vontade e estude o tanto que precisar, buscando a melhor solução para você. Não importa em qual situação financeira você esteja, ela pode ser melhorada.

Aprendeu a economizar? Recomendo fortemente você aprender sobre os tipos de investimentos e começar a montar uma segunda renda para você.

Conclusão

Agora vamos relembrar tudo que vimos aqui sobre como economizar dinheiro em uma lista:

  1. Defina para onde vai o dinheiro que você vai poupar. Você aprende como economizar dinheiro para utilizá-lo em outro lugar. Seja investir, comprar um carro à vista, uma casa. Aí é com você.
  2. Tenha um excelente controle financeiro. Você precisa saber o que entra e o que sai da sua conta bancária.
  3. Divida seus gastos nas duas classificações aqui mostradas. Essenciais e não essenciais.
  4. Corte os gastos da forma correta! Utilize as 6 dicas de ouro para aprimorar o seu aprendizado de como economizar dinheiro.
  5. Faça planejamento e previsões.

 

2 pensamentos em “Como economizar dinheiro em 5 passos indispensáveis

  1. Sara

    Fantastico Amei tudo isso nossa eu gasto de mais, meu Deus acho que nasci parcelada, amo parcelas mas depois me perco em todas.

    Responder
    1. Misael C. Ribeiro Post do autor

      Que bom que gostou! Fique à vontade para usar o site para melhorar sua vida financeira 😀

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *