A Importância Da Economia Para Você

Por | junho 9, 2014

A verdade é que se você quer mudar sua vida financeira, você precisa aprender. E nesse processo de aprendizado a leitura e pesquisa é essencial.

E o que mais é essencial?

Seria muito fácil se os textos colocados aqui no site fossem leis. Mas infelizmente não são. Não importa o que você ler, não importa onde, nada é lei. Estamos presenciando hoje mudanças constantes em várias áreas sociais, política e econômica.

Vamos citar um exemplo: não é raro ouvirmos que o investimento em imóveis são bons. Quem não quer ter uma casa ou apartamento, gerando renda mensal e ainda obter a valorização daquele bem. Parece tudo muito bom. Mas aí que entra o cenário econômico.

Economia e seus cenários

Em relação à questão dos imóveis hoje no Brasil, podemos ver inúmeras pessoas e estudos dizendo que uma bolha imobiliária existe e daqui a pouco estoura, então investimentos em imóveis no momento não são uma boa ideia. Outros dizem que não existe nenhuma bolha imobiliária e está tudo mil maravilhas.

Ambos os lados possuem argumentos um tanto convincente para provar se existe ou não uma bolha imobiliária na nossa economia. E o que precisamos ter é bom senso.

Não quero dizer se existe ou não existe essa tão comentada bolha, mas o meu ponto de vista aqui é mostrar a importância de sempre analisarmos a economia e os seus cenários.

economia

Vamos supor que uma pessoa decida investir em um imóvel e essa bolha estoure. O imóvel desvalorizará, ela não conseguirá cobrar o preço do aluguel projetado e ainda correria o risco do imóvel não ter inquilino.

E se a bolha não estourar? O cenário seria o oposto. Haveria valorização, bom pagamento de aluguel e procura pelo imóvel.

Dois cenários econômicos diferentes, com resultados igualmente diferentes.

Análise da Economia

Você sendo uma pessoa que busca melhorar sua vida financeira, deve ficar atento aos fatores externos que afetam o seu dinheiro. Esses fatores são incontroláveis por nós.

Aquela aplicação que você pensou render bastante por pagar a inflação mais alguns porcentos do dinheiro aplicado, pode não alcançar o resultado monetário esperado se o governo tomar atitudes para combater a inflação e conseguir.

Deve-se ficar sempre atento às decisões políticas, medidas econômicas, inflação, nichos específicos de mercado, desenvolvimento social. A lista dos fatores que afetam nosso dinheiro é grande.

Boatos Vs. Fatos

Quem nunca palpitou sobre a economia? Vemos a inflação passando a cima do esperado e já ouvimos sobre a falha do sistema econômico, críticas ao governo, dizem que a culpa é da inflação inercial. Muitos boatos parecem absurdos, principalmente aqueles feitos por pessoas não muito experientes, outros parecem verdadeiros, com boas bases e argumentos.

E no meio dessa bagunça toda, sobre as adivinhações sobre a economia, existe uma solução: apegue-se aos fatos. Esqueça os boatos.

Mas os fatos geram os boatos, certo? A economia não é uma ciência exata. Então não tem como sabermos com certeza o rumo que ela vai tomar. Cenários do destino da economia são montados na mente de cada um que dá os palpites. Cada pessoa vai defender seu ponto de vista e a partir daí a discussão não tem fim.

Como agir?

A maior recomendação é estudar os fatos, ver as causas e achar uma consequência no futuro. Basicamente com isso já é montado alguns cenários. Claro que ouvir especialistas quando o conhecimento sobre economia, mercado e cenários econômicos é altamente recomendado, porque eles dedicam a vida a estudar a economia, então a bagagem de conhecimento é muito grande.

Não se desespere. É muito comum chegar momentos em que a emoção toma conta e tomamos decisões que nos arrependemos depois. Por isso a importância de sempre estudar os mercados, analisar as tendências, histórico de crescimento entre outros fatores. Lembre-se: sempre agindo com a razão.

O conhecimento é a nossa melhor ferramenta.

Escrito por: Misael Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *