4 Sinais que você está com problemas financeiros

Por | novembro 30, 2015

Todos nós sabemos que é sim, muito fácil entrar em problemas financeiros. Mas difícil de admitir.

Qualquer descuido, nossas finanças vão rio abaixo. Muitas vezes tomar as rédias na nossa vida financeira é um trabalho difícil.

Por mais que o orçamento familiar ou pessoal é um assunto delicado, ele pode trazer muitas dores de cabeças se entrarmos em problemas financeiros.

Entretanto, para sairmos dos problemas financeiros, temos que admitir que possuímos um. Agora, se você está em dúvida entre “é uma situação passageira” ou “realmente estou com problemas”, vou te apresentar cinco sinais que pode te mostrar que você está com problemas financeiros.

problemas financeiros

1) Possui uma ou mais contas atrasadas

Esse é o sinal mais claro de todos.

Você recebeu o seu salário e pagou as contas… mas não todas elas.

Esse problema é comum no caixa de uma família endividada: Dinheiro que precisa ser gasto é maior do que o recebido. O resultado disso é dívida, seja cheque especial ou contas sem pagar. Claro que contas sem pagar é o mais frequente.

Se você se encontra nessa situação, sim, você está com problemas financeiros.

2) Fez um empréstimo para pagar as contas

Essa situação é o meio de uma bola de neve criada com o não pagamento de contas, entretanto muito comum.

Muitas vezes quando uma conta não é paga por falta de dinheiro, há uma grande pressão psicológica. Afinal, não queremos dever para ninguém.

Então, erroneamente, o endividado recorre a bancos para tomar um empréstimo pessoal para quitar as dívidas. Entretanto, o maior problema são as taxas de juros de empréstimos pessoais.

Logo, se um crédito for adquirido, ele deve também ser quitado. Para isso, deve caber no bolso.

Entenda que existem estratégias financeiras no orçamento pessoal em que aderir a um empréstimo é uma boa saída, mas tem que ser planejado. E geralmente, são estratégias de ir para o “menos pior”.

Lembre-se dessa regra:

Juros ganho = aumento do poder aquisitivo
Juros pago = perda brusca do poder aquisitivo

Por isso, não importe a situação, evite pagar juros, ok?

3) Usa o rotativo do cartão de crédito

O cartão de crédito chegou na vida do brasileiro para ficar. Praticamente todas as pessoas possuem um cartão de crédito.

Entretanto, grandes cuidados devem ser tomados.

O maior problema do cartão de crédito é a grande ilusão de aumento no poder aquisitivo e comprometimento da renda futura. Ou seja, pela possibilidade de “jogar para o próximo mês” os pagamentos, o cartão de crédito pode ser uma grande armadilha, já que mesmo não tendo o poder de compra (dinheiro esgotado) a pessoa ainda consegue comprar, comprometendo o próximo mês.

Se os gastos normais somados com a fatura do cartão não caberem no bolso, essa pessoa pode entrar em grandes problemas: o primeiro passo é usar o crédito rotativo do cartão. Financiar o que não consegue pagar. Aí os altíssimos juros dessa modalidade de crédito entram em jogo, estragando mais ainda a vida financeira de qualquer um que usá-lo.

Por isso, se você usa o crédito rotativo do cartão, você está com grandes problemas financeiros.

Evite ao máximo esses juros, ok?

4) Não possui um fundo de emergência

Aqui é direto ao ponto: se você não possui uma reserva de emergência, você está propenso a ter um problema financeiro.

Imagine que você possua uma vida financeira bem apertada: o que você recebe, você gasta, sem sobras. Se você recebe um salário fixo, já dá para deduzir que seus gastos são fixos, no mesmo valor que o seu salário.

Agora, o que acontece com o seu bolso se você tiver um imprevisto financeiro? Algum gasto inesperado. É… isso significará dívida.

Por isso, faça uma reserva de emergência. Evite que esses imprevistos (que realmente acontecem) afetem tanto o seu bolso.

5) Bônus para download: Tenha um bom controle financeiro.

Essa dica é essencial para todos aqueles que querem sair de dívidas ou melhorar a vida financeira: tenha um bom controle do que entra e do que sai do seu bolso.

E como?

Recomendo uma planilha de controle de gastos. Afinal, nada melhor do que você apenas preencher o valor e ter cálculos e análise do orçamento feita de forma automática.

Ainda não tem uma? Aproveite e tente usar essa:

Planilha de controle financeiro

Sucesso sempre! Até a próxima.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *