Os Objetivos Financeiros: Como Alcançá-los

Por | agosto 5, 2015

Todos nós temos objetivos financeiros, certo? Na verdade, praticamente todos objetivos da nossa vida se resume a “ter dinheiro”.

Seja comprar uma casa, um carro. Até mesmo viajar. Envolve dinheiro. Muitas vezes muito mais do que temos no banco.

Com certeza você deve ter ouvido a velha história: tem que ter um excelente salário para conseguir alcançar a independência financeira.

De certa forma, um salário alto ajuda. Mas não resolve os problemas. Por que? Há uma lei econômica que diz que quanto maior a renda, mais uma pessoa gasta. Ou seja, seus hábitos precisam ser mudados, não apenas a renda.

Com esse pensamento, vamos começar: como definir os objetivos financeiros? Como alcançá-los?

objetivos financeiros

Definindo o objetivo financeiro

É importante salientar que, geralmente, em cada fase da vida, temos um objetivo diferente. Enquanto jovens buscamos comprar uma casa, por exemplo. Já quando estamos no meio da vida, nos preocupamos mais com a aposentadoria.

Ter em sua mente o objetivo financeiro claro, é essencial para o sucesso.

Para isso defina bem o objetivo financeiro. Isso ajudará a focar sua renda e esforços e evitará perdas desnecessárias de energia e capital.

Alguns objetivos financeiros são: comprar imóvel, comprar carro, sair do endividamento, juntar dinheiro para aposentadoria, entre outros.

Para que esses objetivos sejam alcançados da maneira certa, é necessário um bom controle de suas finanças. Com ela você saberá exatamente como está andando o seu planejamento financeiro e conseguirá saber o que é possível, dentro dos seus limites.

Para ajudá-lo, ofereço uma excelente planilha de controle financeiro que você pode baixar aqui.

–> Planilha de controle financeiro

Depois de colocar a casa em dia e definir seu objetivo, é hora de trabalhar para alcançá-lo.

Entenda quais as suas ferramentas para alcançar seus objetivos

Entenda que não há maneiras certas de alcançar um objetivo financeiro, mas sim as mais eficientes.

O que quero te mostrar aqui são as variáveis e possibilidades que temos para alcançar algum objetivo, seja ele qual for.

Primeiro passo é identificar e maximizar cada tipo de renda que você tiver. Como?

Comece com algo simples. Sua renda ativa, aquela que você precisa trabalhar para conseguir. Ela costuma entrar em uma equação de trocar tempo pelo dinheiro, por isso ela é uma renda limitada. Acabou o tempo, acabou o dinheiro. Qual o seu salário? Possui mais de um emprego?

Depois de listado a renda ativa, é hora de identificar a renda passiva. Você recebe aluguel? Dividendos de ações? Juros de alguma aplicação?

Se não possui nenhuma renda ativa, tudo bem. Esse pode ser um dos seus objetivos financeiros. Se você já possui, verifique se não há nada mais rentável que você possa investir esse dinheiro. Maximize seus ganhos.

Depois de identificar seus gastos, agora você tem sua renda total. Esse é o seu poder de fogo. O tanto de dinheiro que você pode gastar (se for gastar).

Agora é hora de apresentar a você as três únicas maneiras de alcançar seus objetivos financeiros. Mas antes de continuarmos, quero que você lembre sempre dessa seguinte fórmula:

(+)Renda ativa

(+)Renda passiva

(=)Renda total

(-) Gastos essenciais

(-) Gastos supérfluos

(=) Dinheiro poupado

Essa fórmula é muito simples, porém muitas pessoas tendem a esquece-la. Ela mostra o tanto de dinheiro que podemos economizar. Por isso, sempre lembre-se dela nos próximos tópicos da leitura.

Os 2 tipos de objetivos financeiros

Com uma perspectiva no fim do objetivo financeiro (não as maneiras de como consegui-lo), só há dois tipos de objetivos: os que gastam e os que acumulam dinheiro.

Objetivos que gastam são os mais comuns: viagens, aquisição de imóvel, entre outros.

Já os objetivos que acumulam dinheiro são um pouco menos comum, mas existem e são de extrema importância. Um grande exemplo é a aposentadoria.

Claro que todo dinheiro acumulado, poderá ser gasto, como por exemplo, uma aposentadoria.

Entretanto, existe também a possibilidade de usar o dinheiro acumulado para gerar juros, e gastar apenas esse juros. Excelente forma de renda passiva e uma boa opção para a aposentadoria, por exemplo.

As únicas 3 maneiras de alcançar seus objetivos financeiros

Basicamente, existem 3 maneiras de alcançar qualquer objetivo financeiro. Não há como fugir delas. São maneiras diferentes de usar o dinheiro:

Gastos

Essa talvez seja a maneira mais comum, usada muitas vezes para objetivos de curto prazo, como viagens mais baratas, compra de um eletrodoméstico, entre outros.

Os gastos são quando a pessoa junta dinheiro por pouco tempo, e gasta esse dinheiro em troca de um bem, não gerando uma dívida. Ou seja, não há juros pagos. Apenas uma aquisição, geralmente feita com compras à vista.

Como não há juros pagos, essa modalidade não afeta o poder aquisitivo, mas também não acrescenta. Você vai pagar o valor justo pelo produto, mas não aumentará a sua renda.

Dívidas

Essa é uma maneira muito comum de alcançar objetivos financeiros com alto valores, como por exemplo, compra de imóvel ou veículo. Consiste em usar o dinheiro de outros para adquirir o produto, e depois ir pagando, com juros, essa dívida.

Um bom exemplo são os famosos financiamentos. A pessoa adquire um imóvel e pagar por aquilo por um bom tempo. Mas lembre-se que adquirir um imóvel por financiamento não é a única opção (há melhores).

Como há juros cobrados, devido a esse “empréstimo”, há perda do poder aquisitivo, já que uma pessoa pagará mais do que vale pelo objeto da dívida.

Entenda que não há nada errado em ter dívidas, o problema é o tanto que ela impacta no seu bolso. Lembra-se da fórmula apresentada anteriormente? Será uma parte da renda que será perdida até que a dívida acabe.

Para muitas pessoas, entrar em dívidas não é problema, já que a renda é grande o suficiente para cobrir essa dívida. Mas claro que, independente do tamanho da renda, há perda do poder aquisitivo.

Investimentos

Os investimentos podem atender vários objetivos financeiros. E uma excelente notícia: ele pode substituir as dívidas.

Os investimentos podem ser usados para garantir com tranquilidade uma segunda aposentadoria. Se esse for seu objetivo financeiro, lembre-se quanto antes começar a planejar a aposentadoria, melhor. Muitas pessoas lembram que precisam se aposentar quando já estão com mais idade.

Mas não somente a aposentadoria. Eles podem alcançar objetivos financeiro que geralmente são alcançados pelas dívidas.

Investir com o objetivo de acumular dinheiro para comprar um imóvel, não costuma ser comum, mas é extremamente eficiente: você não pagará juros para comprar sua casa dos sonhos, ou seja, evitará gastar uma boa quantia de dinheiro.

Entretanto há também uma desvantagem: você conseguirá adquirir o imóvel apenas quando completar a quantia necessária para a compra à vista.

Sair do vermelho da forma correta

Esse pode ser sim o objetivo financeiro de muita gente. Sair do vermelho não é nada fácil.

Antes de falarmos como sair do vermelho, quero te apresentar uma excelente maneira de não entrar no vermelho. A reserva de emergência.

Entretanto, não vou entrar em detalhes nesse post, mas você pode aprender como montar uma reserva de emergência do zero clicando no link abaixo.

–> Como montar uma reserva de emergência

Antes de começar a tomar atitudes para sairmos do vermelho, vamos analisar o que é estar endividado e não conseguir quitar as dívida. Simples: gastar mais do que ganha.

Muitas vezes esses gastos vem de dívidas adquiridas e, por imprevistos, a renda diminui e as dívidas não são pagas. Essa é a história de 90% das pessoas que possuem dívidas que não conseguem pagar.

Para isso há duas medidas que podem ser adotadas imediatamente: cortar gastos e aumentar a renda.

Lembre-se que para cortar gastos da forma certa, é necessário saber os tipos de gastos. Para isso recomendo a leitura desse artigo sobre gastos essenciais e gastos supérfluos.

–> Gastos essenciais e gastos supérfluos

E aqui vai a dica que muitas pessoas erram ao tentar sair do vermelho: priorize as dívidas com maiores taxas de juros, não as de maior valor. Por que?

As dívidas com maiores juros crescem mais rápido. A bola de neve é maior. Por isso, priorize-as.

Conclusão

  • Identifique seu objetivo financeiro
  • Monte planos para conseguir atingi-lo
  • Lembre-se que há apenas 2 tipos de objetivo financeiro.
  • Use uma das três maneiras para atingir seu objetivo financeiro. Cuidado com as dívidas.
  • Para sair do vermelho comece pela renda e gastos. Priorize também as dívidas com maiores taxas de juros.

Todas as técnicas apresentadas, funcionam se houver um bom controle do seu orçamento. Esse é sem dúvidas o primeiro passo para conseguir alcançar seus objetivos. Para facilitar essa etapa, baixe a planilha de controle financeiro e comece hoje.

–> Planilha de controle financeiro