Os Tipos De Riscos dos Investimentos

Por | abril 25, 2014

O que acha de investir seu dinheiro? Imagino que todos nós já pensamos sobre esse assunto. Alguns pensaram e investiram, outras apenas pensaram. Mas não precisamos pensar muito para chegar a uma dúvida: qual o tamanho do risco que estou disposto a correr? Vamos falar um pouco sobre os riscos dos investimentos e a lei que rege os investimentos de forma geral.

A grande lei que rege a maioria dos investimentos é simples e clara: Quanto maior o risco corrido pelo investidor maior o retorno. O nível de risco e o retorno do investimento são diretamente proporcionais.

investimentos-duvida

Exemplificando isso, vamos supor que exista dois investimentos: A e B. O investimento A é de baixo risco, o investimento B é de alto risco. Em ambos o valor investido é de R$ 50.000,00. No investimento A (baixo risco) o retorno sobre o dinheiro investido será em menores proporções do que no investimento B, mas as chances de perdas também serão menores. Vamos ver as categorias de riscos:

Investimentos de Baixo Risco

São aqueles investimentos escolhidos pelos investidores quando a segurança é o fator determinante para a tomada de decisão. Raramente se perde dinheiro em investimentos de baixo risco, a não ser que uma grande crise atinja o mercado ou algo de grandes proporções aconteça. Sem dúvida a escolha de quem não quer perder nem um centavo do dinheiro aplicado, abrindo mão de um possível ganho maior.

Se enquadram em investimentos de baixo risco: a poupança, CDBs, Tesouro Direto (dependendo da indexição), fundos de investimentos com indexação CDI (alguns deles), entre outros.

Investimentos de Risco Moderado

Nessa categoria estão aqueles investidores que balanceiam riscos com ganhos. O investidor sabe que pode perder um pouco de dinheiro mas pode também ganhar uma quantia mais generosa do que o investimento de baixo risco. Muitas vezes as forças do mercado dita o retorno desse investimento, dependendo do investidor enxergar a hora certa de fazer suas aplicações.

Nessa categoria encontra-se as ações (dependendo da operação e da ação), fundos de investimentos multimercados, entre outros.

Investimento de Alto Risco

O que importa para os investidores de alto risco é a capacidade de retorno. Não importa o quanto ele pode perder de dinheiro, mas sim o quanto ele pode ganhar. Costuma ser feito por pessoas que tem “grana para arriscar” e se o dinheiro “virar pó” (o que pode acontecer) não vai fazer falta.

Nessa categoria inclui-se as ações (mais uma vez, dependendo da ação), operações com opções (dependendo da operação) entre outros.

Observa que muitas vezes é difícil identificar quais tipos de riscos encontram-se as categorias de investimentos, pois em várias modalidades o risco pode variar muito dependendo de como aplicado o dinheiro e a estratégia usada.

Escrito por: Misael Ribeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *