Muitas vezes ouvi pessoas falarem: A inflação subiu x% esse mês, mas para mim isso está errado. Foi muito mais! Se você tem o mesmo questionamento vamos esclarecer o que acontece de uma vez por todas e vamos aprender o que é inflação.
O que é inflação?
Para começar, vamos definir o que é inflação: Inflação nada mais é do que o aumento dos preços de produtos em um determinado local e período de tempo. Se um produto que custava R$ 1,00 depois de um ano ele custa R$ 1,10, ele sofreu inflação. Mas e os índices que medem a inflação? O que são?
Índices de inflação
Aqui no Brasil temos alguns índices principais que medem a inflação: Os principais são: IPC (Índice de Preços Ao Consumidor), medido pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido pelo IBGE, IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE e o IGP (Índice Geral de Preços), calculado pela Fundação Getúlio Vargas. Com certeza você já ouviu falar deles.
A metodologia de todos os índices são bem parecidas, mas o que muda são os pesos que se dá para determinados produtos. Basicamente, para o cálculo dos índices uma lista de produtos é feita e calculado quanto o preço deles aumentaram, aplicando peso diferentes de produto para produto. E então chega-se ao resultado do índice que é uma média de todos os produtos inseridos naquela lista com os seus respectivos pesos. Então existem produtos que alteram mais o índice do que outros e é aí que mora o problema. O motivo que há divergência entre os índices e a realidade do consumidor.
Vamos supor que um cidadão consome produtos que apresentaram grande aumento de preço, mas na composição do índice esses produtos não possuem grande peso, o que acontecerá é que o índice apresentará um percentual abaixo da realidade para aquele determinado indivíduo. Fácil né? Todos nós lembramos do preço do tomate que subiu 80% em 2013. Para quem consome muito tomate isso foi um baita problema, mas eles mal alterou os índices inflacionários por não ter um peso significante.
Inflação e investimento
E tem mais um problema sobre a inflação que é importante comentar: alguns investimentos, como a poupança por exemplo, algumas vezes ficam abaixo dos índices inflacionários, causando um lucro aparente mas não real, já que a alta dos preços foi maior que o seu rendimento. Sobre a poupança confira aqui como funciona a poupança e suas características.
Aqui você aprendeu o que é inflação e por que os índices não costumam condizer com a realidade do consumidor. Deixe seu comentário e até a próxima.
Escrito por: Misael Ribeiro