Sempre pensamos em ganhar mais dinheiro, poupar, investir. Mas como começar a fazer isso?
Teoria Da Demanda (Não se assuste)
Desde muito tempo, os economistas buscaram entender como acontecia o consumo: o que leva uma pessoa a comprar um determinado produto, o porquê ele compra, as justificativas para esse ato, entre outros. Uma das teorias que explicam o matematicamente consumo é a Teoria da Demanda.
Na Teoria da Demanda, entre vários fatores, existe o fator “renda” para determinar o consumo de um indivíduo. E esse fator que temos que observar para melhorarmos nossa poupança e investimento.
A teoria prega que o consumo é influenciado diretamente pela renda da pessoa: ambos são proporcionais.
Resumidamente, a teoria diz que quanto maior a renda de uma pessoa, maior seu consumo. Se a renda aumenta, o consumo aumenta.
Partindo desse princípio podemos observar o motivo que pessoas ricas gastam muito mais do que as pessoas pobres. Ou até então, explicar o motivo dos ganhadores de loterias ficam pobres pouco tempo depois de receber o prêmio. Raramente achamos uma pessoa que era pobre, se tornou rica e manteve o mesmo gasto.
Se você não aumenta seu consumo quando sua renda aumenta o que acontece? Aumento da poupança! E é exatamente essa a base para alguém que tem objetivo de acumular um bom capital.
Então como poupar
Precisamos evitar gastar toda a renda que ganhamos, e com o restante que sobrar poupar para depois investir.
Sim, mas eu sei que na nossa sociedade, quando nós temos um aumento de renda, fica difícil não consumir certo? Tanto desejo de consumo oprimido, impostos dificultando o acesso a produtos e serviços, etc. Bom, mas é melhor segurar um pouco agora, para gastar muito depois, não é?
E claro, vale reforçar que poupar tem que vir antes de investir. Então, quem planeja começar a fazer investimentos e aumentar a renda através de uma segunda renda, precisa poupar em primeiro lugar. E com essa poupança o dinheiro será direcionado para investimentos.
Simples não?
Mas claro, temos contas a pagar, família para manter, parcelamentos esperando nos próximos meses e muito mais. Mas essa mudança não precisa ser drástica.
Um bom começo é poupar uma pequena quantia por mês e ser disciplinado. Com o tempo você fará seus próprios objetivos de poupança, em primeiro lugar, e depois os investimentos.
Poupar nem sempre é fácil, mas é o início. Poupe para investir. Poupe para melhorar a sua segunda renda. E resista a consumir mais quando sua renda aumentar. Lembre-se que disciplina é fundamental para alcançar as metas.
Temos um guia completo sobre como economizar dinheiro.
Escrito por: Misael Ribeiro
Imagem: Rodrigo Amorim