Sempre que falamos sobre negócios próprios e empreendimentos, pensamos sobre os investimentos que fazemos. Afinal, a parte financeira de uma empresa em seus gastos devem possuir uma justificativa.
Essa justificativa não é diferente com o investimento que fazemos em determinadas áreas, como captação de cliente, marketing, propaganda, etc, onde espera-se um retorno do valor investido. Afinal, o dinheiro não pode ir para o ralo, não é mesmo?
Para o cálculo do ROI, return on investment, ou traduzindo, retorno sobre o investimento, vamos considerar dinheiro investido esperando um retorno de aumento de receita, seja para captação de clientes, aumento de frequência de compra do cliente, aumento de ticket médio ou tempo de retenção de cliente para a carteira.
O Retorno Sobre Investimento (ROI) busca então nos mostrar, em percentual, a taxa que ganharemos se efetuarmos determinado investimento.
Atenção: Não confundir com o ROIC, que é um pouco diferente, ok?
A fórmula do ROI é bem simples:
ROI = (Receitas – Investimento)/Investimento
Como você pode ver, o cálculo do ROI é extremamente fácil. Mas tem algumas pegadinhas que veremos a seguir:
Aplicando o ROI da forma mais simples
A fórmula do ROI pode ser aplicada para a empresa toda. Contabilize todas as receitas e investimentos, aplique na fórmula.
Essa é a forma mais fácil, já que a receita e o investimento gerais são fáceis de contabilizar.
Mesmo para a aplicação da “versão simplificada” do ROI, precisamos ter bem definido o que é investimento e o que não é. Mas para isso, bastamos lembrar da regrinha lá do começo desse post, onde caracterizamos o que é investimentos todo aquele gasto que busca trazer um aumento de receita para a empresa, independente da forma.
Nesse caso, o ideal é gerenciarmos mês a mês, ou trimestre a trimestre, as receitas e investimentos e também termos em mente que um investimento pode demorar para ter um resultado. Não é imediato. Por isso, não se assuste se o primeiro investimento feito para captação de cliente não der resultado imediato. Mas ele precisa dar resultado.
Agora a um investimento específico
Muitas vezes, o ROI pode ser aplicado para mensurar a taxa de retorno de um investimento específico, dentre outros que podem estar ocorrendo simultaneamente.
Essa aplicação do ROI é um pouco mais complicada, já que teremos que rastrear as receitas geradas pela empresa e nos garantirmos de separar as vendas que vieram pelo investimento em questão ou se há outros fatores que estão afetando o retorno desse investimento.
É praticamente impossível retirar todo ruído dessa análise. Os leads que se tornam clientes passam por uma jornada até virarem clientes, o que chamamos de “jornada de compra”. Alguns clientes passam por essa jornada mais rápido que outros.
Mas podemos amenizar esse ruído com aplicações de “rastreadores” que podem ser desde questionário, com uma simples pergunta ao cliente até com pixel de rastreamento para investimentos digitais.
ROI – Sempre use essa poderosa ferramenta para seus projetos.
O maior problema do pequeno empreendedor para a aplicação do ROI e a solução!
Nada do que foi dito até aqui fará sentido se não houver uma visão geral do maior problema que atinge os pequenos empreendedores: falta de dados.
As pequenas empresas costumam ter uma falta de estrutura para geração de dados financeiros. Como podemos ver, o ROI necessita de duas métricas importantes: receitas e investimentos.
Por isso é de extrema importância que a empresa tenha uma boa gestão e haja uma geração de dados financeiros (receita, custo, despesa, investimentos, etc) da forma mais detalhada possível.
A solução caso não haja a geração desses dados financeiro é começar o quanto antes!
Uma plataforma de gestão onde é possível gerenciar vendas, custos, investimentos e despesas é essencial. Com o levantamento de dados e análise a empresa fica mais fácil de ser gerenciada.
Como calcular o ROI: Exemplo prático
Relembrando a fórmula do ROI
ROI = (Receitas – Investimento)/Investimento
Vamos supor que fizemos uma campanha de marketing, investindo 5 mil reais, no nosso empreendimento para aumentar as vendas. E essa campanha foi muito bem monitorada para tirar as possíveis distorções de informações que possa ter. Esse investimento gerou uma receita para a empresa de 15 mil reais. Qual o ROI?
ROI = (15.000,00 – 5.000,00) / 5.000,00
ROI = 10.000,00 / 5.000,00
ROI = 2 ou 200%.
Ou seja, o valor investido de 5 mil reais retornou 2x o capital investido ou 200%.
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