Como ficar milionário sem precisar de sorte

Por | janeiro 18, 2017

Como ficar milionário? Essa é uma pergunta que todos querem uma resposta.

Não que todos tenham esse objetivo na vida, mas muitas pessoas querem sim, ser milionárias.

Entretanto, o maior problema é que poucas sabem o caminho. Acreditam que precisam de um milagre. Mas mal sabem elas que não precisam de nenhum milagre.

O ato de ficar milionário pode até ser considerado “uma ciência”. Muitas vezes não há nada de divino. Apenas atitudes certas nos momentos certos.

Claro que a sorte sorri para várias pessoas. Mas acredito que se montarmos um plano para alcançarmos esse objetivo é melhor do que contarmos com a sorte. Teremos mais chances de sucesso.

Observamos pessoas milionárias. Por mais que muitas delas herdaram as fortunas que possuem, outras ganharam em loterias e ficaram ricas, há sim uma grande parte que montaram um império do ZERO. E adivinhe? Com certeza não foi nada milagroso que aconteceram com elas.

Esse artigo não é uma verdade absoluta de como se tornar milionário. O que está escrito aqui é uma abordagem totalmente diferente do que temos por aí sobre a realidade de ficar milionário.

Como ficar milionário: Descartando a sorte de uma vez por todas

Milionário sem loteria

Loterias e heranças

Esqueça sobre ficar milionário jogando na Mega-Sena ou em alguma loteria. As chances você ganhar na Mega jogando seis números, por exemplo, é de 1 em 50.063.860.

Já da para imaginar?

Uma chance em mais de 50 milhões.

Por isso, se você joga em loterias, pare imediatamente. As chances de você ganhar são praticamente nulas.

O ideal é você destinar o dinheiro do jogo e deixá-lo fazer parte do seu plano de ser milionário.

E adivinhe? Várias pessoas que já contaram com a grande sorte de ganhar na loteria, perderam tudo por não saber administrar o dinheiro ganho.

Outro fator que você pode deixar para trás e não contar com ele é a herança.

A não ser que você venha de uma família muito rica, é improvável que você receba alguma herança que te deixará milionário.

Dito isso e já entendido que o melhor para você é confiar na sua capacidade de gerar dinheiro e não contar com fatores externos e sorte, é hora de mergulhar de cabeça nesse artigo sobre como ficar milionário.

Mindset de milionário: desenvolva sua arma secreta

Se existe uma poderosa ferramenta que podemos usar, tanto para o bem e tanto para o mal, é o nosso cérebro.

Temos capacidades praticamente ilimitadas de desenvolver planos, pensar, criar.

Tem dúvidas? Olhe a sua volta e observe aonde a humanidade chegou.

E pode ter certeza que se hoje existe tanta tecnologia desenvolvida, foi fruto da mente de várias pessoas.

Elas nos proporcionaram o mundo em que vivemos. Começando por uma ideia, um pensamento.

Por isso, temos que começar a mudar nossa mente ANTES mesmo de desenvolvermos o plano para ficar milionário.

Trabalhe a sua mente. Foque exatamente aonde você quer chegar e o caminho que será feito até chegar a um determinado objetivo.

Pense muito sobre como conseguir seu milhão. Aprenda, estude muito. Viva para isso. Tenha um objetivo bem definido e persiga-o com garra.

O aprendizado de como ficar milionário e a ideia de fazer isso acontecer não pode ser passageira. Precisa estar em constante evolução.

Como é esperado, ficar milionário não acontece do dia para a noite, então tenha força de vontade. Tenha garra.

Sei que parece clichê dizer isso, mas muitas pessoas desistem antes de conseguir. E você só fracassa quando desiste.

Segredo de ouro: mude o seu modelo mental sobre o dinheiro

Na busca de ficar milionário é importantíssimo mudarmos o que entendemos e acreditamos sobre o dinheiro. Mudarmos o nosso “modelo mental” sobre o dinheiro.

Isso porquê, durante anos na nossa formação como pessoa, temos muitos conceitos errados sobre o dinheiro.

São nos passados informações e conceitos sobre o dinheiro, como por exemplo: “Todos que são ricos, são ricos por serem corruptos”, “dinheiro não traz felicidade”, “o dinheiro deixa a pessoa ruim”, entre muitas outras.

Geralmente essas ideias são passadas pelos nossos pais e pela sociedade em geral. Entretanto, elas precisam ser mudadas se você quiser se tornar milionário.

Existe um livro excelente que fala exatamente sobre o modelo mental do dinheiro que chama “Os segredos da mente milionária” escrito por T. Harv Eker. Um dos melhores livros que li sobre o assunto. Vale a pena conferir.

Tenha em mente que não será um trabalho fácil. Ainda está com garra para se tornar milionário? Vamos continuar!

Colocando a casa em ordem para se tornar milionário

Organização_finanças

Você terá que colocar um início no seu objetivo de como ficar milionário. Um ponto de partida. E para isso vamos usar exatamente o que você já possui: a sua fonte de renda primária, o seu trabalho.

Sim, o seu atual trabalho é um fator crucial para tornar-se milionário. E não apenas ele. O seu nível de educação financeira é importantíssimo também.

Vamos tratar aqui de assuntos que precisam ser colocados em dia para que o seu plano de ficar milionário funcione.

De nada adianta você tentar buscar ganhar mais dinheiro, se o que você tem não é bem cuidado.

É preciso cuidar da forma certa o que você já possui e usando esse mesmo dinheiro, você conseguirá começar a ir atrás do seu primeiro milhão.

Educação financeira é a base para ficar milionário

Sim, a educação financeira é a base de tudo. Não temos como falar de investimentos, viagens, compras e qualquer outro assunto envolvendo dinheiro, se não houver educação financeira envolvida.

E aqui é onde você vai criar o seu core de conhecimento que te permitirá a dar passos cada vez maiores. Passos que te aproximarão mais do seu objetivo.

Vou deixar aqui 4 guias de ouro já publicados aqui no IeD que vão levar a sua educação financeira ao próximo nível.

Guia de ouro 1 – Como sair do vermelho

Ok, esse guia é especialmente se você estiver em situação de alto endividamento.

Você precisará primeiro sair de suas dívidas para apenas depois começar a correr atrás de como ficar milionário.

Entenda que nem todas as dívidas são ruins. Existem muitas dívidas que devem fazer parte da nossa vida. Entretanto, muitas delas são ruins, sim. Principalmente se elas te sufocam financeiramente.

–> Como sair do vermelho de uma vez por todas

Guia de ouro 2 – Planejamento financeiro

Tudo começa com um bom planejamento financeiro. Assim como você verá aqui como planejar o seu primeiro milhão, o planejamento financeiro gerindo o seu dinheiro é essencial.

–> Planejamento financeiro: Guia completo

Guia de ouro 3 – Reserva de emergência

A reserva de emergência é sem dúvidas, essencial para qualquer pessoa ou família. Com ela você é capaz de amortecer o dano de qualquer imprevisto financeiro que possa ocorrer.

–> Reserva de emergência: Guia completo

Guias de ouro 4 – Como economizar dinheiro

Esse guia é especialmente para você que tem dificuldade em poupar dinheiro.

Vou deixar aqui um guia completo e outro com várias dicas para ser aplicada diretamente no seu orçamento

–> Como economizar dinheiro

–> 48 dicas para economizar dinheiro ainda hoje

Poder de financiamento do seu primeiro milhão

como ficar milionário

Passou por todos os guias citados acima? Está em ordem com o aprendizado de educação financeira? Perfeito, então vamos falar sobre o seu poder de ficar milionário.

Nesse momento é muito importante você entender exatamente o que acontece com o seu dinheiro.

Imagino que você tenha uma situação assim, todo mês:

Renda ativa (trabalho)gastos (saídas) = dinheiro poupado

Você terá dois objetivos. Maximizar a renda, diminuir os gastos e consequentemente aumentar o dinheiro poupado.

E é exatamente com o dinheiro poupado que você usará para criar ainda mais renda.

E serão essas rendas criadas que você usará para ficar milionário.

Quero que você entenda que o seu trabalho não pode ser sua única fonte de renda. Logo você buscará algo mais ou menos assim.

Renda ativa (trabalho) + Renda passiva/ativa 1 + renda passiva/ativa 2 – gastos (saídas) = dinheiro poupado³

Ou seja, buscaremos mais fontes de rendas e todas contribuirão para você se tornar milionário.

A lei mais importante para seus investimentos: Relação risco e retorno

6

Essa pode ser a lei econômica mais importante para quem quer aprender a como ficar milionário: a relação risco e retorno

Aqui vamos dividir em dois grandes universos de investimentos para chegar ao objetivo de ficar milionário: as aplicações financeiras e os empreendimentos.

E independente de qual método você escolher para atingir o seu objetivo (ou até mesmo os dois), existe uma relação direta com o risco corrido com o possível retorno (rentabilidade) do investimento.

Resumindo em poucas palavras: geralmente o dinheiro investido corre riscos maiores de perdas quando há maiores rentabilidades possíveis a serem alcançadas.

Por exemplo: um investimento em bancos de pequeno e médio porte renderão mais do que investimento em bancos de grande porte, devido ao risco maior.

Quer outro exemplo? Investimentos na bolsa de valores tendem a terem ganhos muitos superiores a renda fixa (se investidos de forma correta) já que há chances de perdas na mesma proporção.

Mas não se abale com essa forte relação de risco/retorno. Ouça essa sábia frase de Warren Buffet, o maior milionário de todos os tempos: O risco advém de você não saber o que está fazendo.

Por isso, assim que você aprender a investir e aplicar de forma certa o seu dinheiro, o risco irá diminuir os grandes ganhos começam. Basta aprender, estudar e investir. E claro… praticar!

Conquistando seu primeiro milhão com aplicações financeiras

As aplicações financeiras ou investimentos financeiros é uma das formas mais conhecidas e mais buscadas quando o assunto é como ficar milionário.

Por possuírem uma alta diversidade, os investimentos financeiros podem atender vários perfis de pessoas: desde aquela que quer ganhar pouco mas ganhar sempre (aí elas compensam a baixa rentabilidade por um alto volume investido), tanto pessoas que estão dispostas a correr altos riscos.

3

Renda fixa

A renda fixa é uma ótima opção para aqueles que querem manter o dinheiro longe de riscos e acima de tudo, usar e abusar dos juros compostos. Um aprendizado indispensável por quem quer aprender a como ficar milionário.

Isso porque os investimentos em renda fixa são investimentos conservadores e, geralmente, o rendimento do valor aplicado é reaplicado automaticamente, aumentando sempre o valor investido.

Sendo assim, devido a essa mecânica de sempre ter o valor investido aumentado, é o que viabiliza os investimentos em renda fixa ao longo prazo.

Por isso, a renda fixa é usada por muitos “gurus” do mercado financeiro para mostrar a ‘mágica’ dos juros compostos. Também isso não é à toa.

Aplicando R$ 300,00 por mês, durante 30 anos, a uma taxa de 1% ao mês, você terá R$ 1.048.489,14 na conta. Esse dinheiro, se continuar aplicado ainda na taxa de 1% ao mês, renderá R$ 10.484,89 por mês.

Pronto, você ficou milionário em trinta anos.

Claro que esses números enchem os olhos. Mas as duas maiores barreiras desse método de ficar milionário que pode inviabilizar tamanho projeto são: a disciplina e o padrão de vida.

A disciplina é totalmente essencial para que, o ato de poupar vire um hábito que ocorra todos os meses, sem exceção.

Enquanto que o padrão de vida às vezes precisa ser reduzido para que haja mais sobra de dinheiro para poupar.

Se você optar por esse método, tenha em mente que isso vai exigir de você muito mais autocontrole e paciência, pois os resultados são demorados, já que o risco é relativamente baixo.

Renda variável

A renda variável abriga casos de pessoas que ficaram milionárias da noite para o dia, e que geralmente, por serem casos tão raros, a mídia faz questão de enaltecer tamanha façanha. Creio que muito material de como ficar milionário, baseia-se na renda variável.

Pois bem, exceções à parte.

A renda variável abrange investimentos que, geralmente, oscilam de preços e rentabilidade conforme o mercado e a lei da oferta e demanda.

O caso mais comum de renda variável e famoso é a bolsa de valores e suas negociações como índice, câmbio, ações, entre outros.

A renda variável, diferente da renda fixa, precisa-se de muito estudo para começar a ter alguns resultados positivos. Entretanto, os ganhos no mercado de renda variável, podem ser muito maiores do que na renda fixa, levando o investidor a ficar milionário mais rápido.

Imagine-se que você tenha adquirido ações de uma empresa que você goste muito. Você comprou um lote padrão de ações: 100 ações a R$20,00 cada.

Você investiu R$2.000,00.

No próximo dia essa ação teve uma alta sutil de 1% (o que é bem comum no mercado) e você vende as suas ações a R$20,20 por ação.

Você resgatou R$ 2020,00.

Em apenas um dia você fez seus dois mil reais render 1%, enquanto a renda fixa demoraria um mês completo para render os mesmos 1%.

Mas então ficar milionário com o mercado de ações é fácil? Nem um pouco.

Da mesma maneira que as ações sobem, elas podem cair. Os prejuízos podem ser maiores do que os ganhos.

Entretanto, há sim maneiras de contornar isso. Estude e aprenda cada vez mais sobre o mercado e sobre as modalidades que você deseja investir.

Lembra da relação risco X retorno? Diminua o risco e aumente o retorno com conhecimento.

Apenas para complementar esse assunto, deixo aqui um artigo que cita os tipos de investimentos que você precisa conhecer!

–>Tipos de investimentos

Conquistando seu primeiro milhão com empreendimento

Aqui será abordado sobre empreendimentos e como ficar milionário com eles.

Deixo adiantado que é apenas uma abordagem geral. Uma forma de mostrar que sim, é possível ficar milionário através de um empreendimento e você verá como.

Entretanto não se limite ao que está escrito apenas aqui. Busque mais informações e se aprofunde no assunto. Afinal, você precisa de conhecimento se quiser alcançar o primeiro milhão.

A regra de ouro por trás de qualquer empreendimento milionário

Já que você está lendo até aqui para saber como ficar milionário, nada mais justo do que eu te mostrar como você pode atender demandas para gerar dinheiro.

O empreendo que te deixará milionário precisa encaixar em alguns requisitos. Um dos principais é definir O QUE ele faz.

Os empreendimentos criados até hoje, e que deram muito certo, são destinados a atender alguma necessidade. Atender um determinado nicho de mercado.

De forma geral, essa necessidade a ser preenchida pode dividir-se em três grandes grupos. Mas esses três grupos podem muito bem ser resumidos a um conceito: agregação de valor.

Você precisa agregar valor para as pessoas poderem pagar você por isso.

Mostre algo que elas percebam valor e que o dinheiro que elas forem desembolsar justifique e seja justo pelo o que elas estão comprando.

Medo

Quem não quer ter o seu medo resolvido?

Criar um negócio baseado em resolver algo que as pessoas temem pode ser algo bem rentável.

Assim funciona com planos de saúdes e seguros, por exemplo: eles recebem por dar garantia de que a pessoa está segura, e seus medos e problemas, parcialmente resolvidos.

Descubra o medo e problemas das pessoas e resolva-os. Ganhe dinheiro e fique milionário. Lembre-se que você precisa agregar valor a elas. Nesse modelo, é a sua obrigação.

Desejos

Despertar desejos nas pessoas e atendê-los com os seus próprios produtos não é algo fácil, já que a concorrência nesse grupo é muito grande.

Geralmente são empreendimentos que oferecem algum bem material e se destacam pela marca, deixando a concorrência irrelevante.

Entretanto, existe uma forma de criar uma vantagem competitiva: ser o único a oferecer determinado produto ou serviço. Talvez algo mais personalizado, algo mais “raro”.

Sem dúvidas, despertar e atender desejos é um empreendimento rentável para várias empresas há séculos. Testado e aprovado.

Comodidade

Empreendimentos que oferecem comodidade para um determinado nicho de mercado estão em alta nos últimos anos. A maior revelação talvez seja o Uber. Empresa criada para revolucionar o sistema de transportes ao redor do mundo.

Criar comodidade é sem dúvidas uma das maiores sacadas para oferecer a quem tem um dia corrido, em que 24 horas de dia não são suficientes.

As pessoas cada vez buscam mais encurtar tempo e processos em suas vidas. Se você atender a essas necessidades, elas te pagarão por serviços ou produtos com um sorriso no rosto.

Nos últimos anos a resposta para a pergunta de como ficar milionário é: crie comodidade.

Como iniciar o empreendimento que te deixará milionário

No aprendizado de como ficar milionário, é importante que você aprenda com muito afinco como iniciar um empreendimento que te levará ao primeiro milhão.

Agora que você já sabe quais são os três maiores grupos de necessidades a serem atendidas, vamos falar de como iniciar esse empreendimento. Quais serão as suas bases.

Mas antes de tudo, quero deixar claro uma coisa: não estou falando para você simplesmente largar tudo e sair abrindo um empreendimento. Até porquê isso pode não funcionar e você vai entender o motivo.

O ideal aqui é você já ter garantido ao menos uma segunda renda passiva, sem contar com o seu salário. Sim, é possível iniciar um empreendimento ainda tendo um trabalho fixo.

Com a renda passiva montada somada com a renda do trabalho, imagino que você terá um bom dinheiro poupado e é por aí que você vai começar.

Você pode, por exemplo, começar a guardar o dinheiro e aplicá-lo em renda fixa para alavancar o seu capital com os juros compostos.

Quando acumular um capital suficiente, adivinha o que você faz? Não, não comece seu empreendimento.

Junte mais um pouco, só para manter aquela renda fixa e manter um “colchão de segurança”. Tendo um excedente aí sim comece o seu negócio.

Mas o mais importante: saiba onde você está entrando. Estude e aprenda. Analise concorrência. Faça estudo de mercados. Diminua seus riscos. Essas atitudes vão fortificar o seu caminho para se tornar milionário.

Financiamento do empreendimento

Nesse guia de como ficar milionário, faço questão de abordar três assuntos financeiros que todo empreendimento possui. Creio que o conteúdo ficará mais completo.

São conceitos que precisam ser observados com muita atenção e cuidado. Pois se lembre que no começo de qualquer empreendimento, ele dará prejuízo. Então buscaremos financia-lo com as rendas montadas até então.

Tempo_Dinheiro

Investimento Inicial

O investimento inicial é o dinheiro que você terá que desembolsar logo no início do empreendimento.

Esse investimento engloba os gastos de todos os itens que possuem necessidade de serem adquiridos/contratados para que o negócio comece a funcionar.

Imóvel, móveis, domínio, hospedagem de site, aquisição de materiais, entre outros. Tudo depende do tipo de negócio que você iniciará.

Tenha em mente que esse valor pode ser bem pesado, ainda mais para novos empresários.

Por isso o ideal é você conseguir efetuar o investimento inicial e ainda sobrar uma boa quantia, já que você usará mais dinheiro ainda para o próximo item: capital de giro.

Capital de giro

O capital de giro é o dinheiro que você terá que gastar para, depois de inaugurado, deixar o empreendimento rodando.

O capital de giro engloba gastos do cotidiano. Gastos corriqueiros da própria operação do empreendimento.

Poder arcar com esses gastos é essencial para o devido progresso financeiro da empresa.

E lembre-se: assim como o investimento inicial, o valor necessário para o capital de giro pode variar muito de negócio para negócio. Por isso, escolha e analise sabiamente para que você alcance seu objetivo de ficar milionário.

Fase de maturação

Sim, é importantíssimo que você tenha dinheiro suficiente para financiar o seu negócio durante a fase de maturação. Importante que você consiga arcar com o capital de giro.

Caso você não tenha, você será obrigado a recorrer a dinheiro de terceiros. Aí os juros pago é alto.

Mas também é mais importante ainda que você deixe o seu empreendimento maturar.

Trabalhe para atrair clientes. Trabalhe para deixar a sua marca conhecida. Trabalhe para tirar o empreendimento do zero e começar a sua jornada de se tornar milionário.

Nada vem fácil. Sempre busque em aprender e a estudar. Melhore sempre seus conhecimentos e nunca pare de evoluir financeiramente.

Claro que mesmo depois de passado um bom tempo de maturação e o empreendimento não vingou, não há nada de errado admitir que não deu certo e começar um novo.

Apenas não podemos desistir dos nossos sonhos e objetivos. Você só é derrotado quando desiste.

E uma dica de ouro para você!

Antes de entrar na conclusão desse guia completo sobre como ficar milionário, quero deixar uma dica valiosa pra você.

Se você gostou do que leu até aqui e quer aprender mais ainda sobre como não depender da sorte para revolucionar a sua vida financeira, confira esse vídeo aqui. Acredito que você irá gostar, e muito! Sim, nele também falo que ganhar na loteria não muda a vida de ninguém e o motivo disso.

–> Acessar vídeo

Resumindo…

Aqui você aprendeu algumas maneiras de como ficar milionário. Vamos relembrar os passos:

  1. Esqueça a sorte para ficar milionário. Conte com a razão.
  2. Trabalhe a sua mente. Insira-se no mindset correto e mude o seus modelos de dinheiro passados.
  3. Trabalhe em cima das suas finanças. Coloque a casa em ordem. O primeiro passo prático para aprender a como ficar milionário.
  4. Aprenda e muito sobre educação financeira. Revise conceitos importantes para levar sua educação financeira ao próximo nível.
  5. Maximize seu poder de financiar o seu primeiro milhão.
  6. Entenda profundamente a relação econômica entre risco e retorno.
  7. Aprenda sobre como ficar milionário utilizando a renda fixa e a renda variável.
  8. Caso escolha começar um empreendimento, escolha a melhor maneira de atender alguma necessidade.
  9. Aprenda profundamente sobre conceitos como investimento inicial capital de giro.
  10. Dê tempo ao tempo. Deixe o seu negócio maturar. Trabalhe para que ele dê certo. Caso mesmo assim ele venha a dar errado, abandone o barco e comece outro, aprendendo com os erros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *