O Que É Custo De Oportunidade E Como Aplicá-lo

Por | junho 16, 2015

O que é custo de oportunidade? Muitos pensam que é apenas uma matéria da área de finanças. Entretanto, por mais que ela tenha suas bases acadêmicas, ela pode ser aplicada diretamente no orçamento pessoal.

E vou te mostrar como incorporar esse conhecimento nas suas finanças pessoais e em seu planejamento financeiro é excelente.

custo de oportunidade

O que é custo de oportunidade

O custo de oportunidade nada mais é do que uma opção não escolhida. Uma oportunidade que você não acatou e escolheu uma outra no lugar.

É chamado de custo de oportunidade porque não se analisa apenas a opção não escolhida em si, mas também o que você ganharia se tivesse optado por ela.

O custo de oportunidade não se aplica apenas onde há dinheiro, mas sim toda as consequências de uma escolha em comparação a outra.

Vamos dar um exemplo muito simples:

Vamos supor que você adora ir ao cinema e é sábado a noite. Você pode ficar em casa, tranquilo, relaxando, ou pode ir ao cinema, se divertir com amigos ou familiares.

Independente da sua escolha, você abrirá mão de alguma coisa para fazer outra.

Se você optar por ficar em casa, talvez você ficará mais descansado, mas perderá toda a diversão de ir ao cinema e ver aquele tão esperado filme.

Se você optar por ir ao cinema, pode se divertir, mas correrá o risco de ficar cansado.

Entretanto, o custo de oportunidade não diz apenas a respeito das oportunidades deixadas de lado, mas da comparação de benefícios entre elas.

Lembre-se: todas escolhas possuem um custo de oportunidade.

Vamos deixar esse exemplo mais prático?

Custo de oportunidade nas suas finanças pessoais

Vamos supor que você tenha um bom dinheiro poupado e está na hora de decidir o que quer fazer com ele. Você trabalhou vários meses e agora merece usufruir dessa reserva, não é mesmo. Então você pensa em o que fazer com esse dinheiro e chega a essas duas alternativas:

1) Comprar uma viagem para a Europa, à vista.

2 )Investir.

Veja que há praticamente duas opções: ou você gasta o dinheiro para nunca mais ter de volta ou você o investe.

Claro que a decisão do que fazer com o dinheiro muda de pessoa para pessoa, mas vamos supor que você escolha a opção 1: comprar uma viagem para a Europa.

Excelente! Você curtiu a viagem! Conheceu lugares incríveis! Mas agora você gastou todo o dinheiro. E abriu mão de ganhar uma renda passiva com investimento. Esse foi seu custo de oportunidade. Aumentar o poder aquisitivo.

Mas o inverso também é analisado. Se você tivesse escolhido investir o dinheiro, ele teria aumentado seu poder aquisitivo futuro, mas você não teria conhecido a Europa.

Vamos afunilar essa decisão. Você está determinado que irá investir seu dinheiro. Mas sobrou uma dúvida: renda fixa ou renda variável?

Em renda fixa você tem os títulos públicos e na renda variável um fundo de investimento em ações.

Supondo que você ganharia em títulos públicos 10% ao ano, mas opta por investir no fundo de ações, onde não há uma certeza de ganho.

Independente da rentabilidade do fundo de investimento em ações, seu custo de oportunidade foi de 10% ao ano. Então você tem que buscar nesse fundo uma rentabilidade maior que essa. Ao menos esse seria o cenário ideal.

Identifique oportunidades e use o custo de oportunidade ao seu favor

Quero te passar um conselho: independente do que você for fazer, sempre pense nas alternativas que você tem disponível.

Na vida, temos que fazer escolhas todos os dias. Isso é fato. E foram pelas nossas escolhas que chegamos onde estamos hoje.

Mas como aqui o foco é educação financeiro, finanças e investimentos, quero que você pense sempre, no mínimo, em duas alternativas antes de usar o dinheiro. Pondere, nem se for mentalmente as oportunidades.

Vamos supor que você queira muito trocar de carro por meio de financiamento. Antes de trocá-lo, pense em que você poderia usar o dinheiro do financiamento.

Ou se você realmente precisa trocar de carro.

Existem alguns pontos de vistas que não te falaram sobre financiamentos. Leia mais aqui.

Monte um mapa com todas as alternativas possíveis e pondere os benefícios de cada uma. Escolha a que for mais vantajosa.

Mas lembre-se: independente da alternativa que você escolher, seu custo de oportunidade será justamente aquela que você não escolheu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *