Como Investir Dinheiro De Forma Certa e Descomplicada

Por | agosto 13, 2015

controle

Investir dinheiro de uma forma certa, sempre foi um problema, principalmente para os iniciantes no mundo dos investimentos.

Afinal, são inúmeras aplicações, investimentos e maneira de aplicar o dinheiro, buscando uma boa rentabilidade. Mas nem sempre a que aparenta ser a melhor, é. E isso eu aprendi da pior maneira.

Quando comecei a ter contato com investimentos, decidi começar pela bolsa de valores. Sempre gostei de investimentos mais agressivos.

Não demorou muito para que eu conseguisse juntar uma quantia baixa de dinheiro e começasse, por minha própria conta e risco, a negociar algumas ações. Bom, não preciso dizer o resultado disso.

Eu estava despreparado, sem estudos e com uma quantia muito baixa para investir na bolsa de valores. Na maioria das vezes, o stop loss era acionado (quando a operação encerra com prejuízo). Quando isso não acontecia, o lucro era pequeno, e a corretagem consumia uma boa parte dele.

Sem falar na taxa de custódia que ia deduzindo cada vez mais do meu pequeno dinheiro. Enfim, foi um fracasso. Eu realmente não sabia como investir dinheiro de forma correta. Precisava estudar sobre isso.

Não quero que você passe pelo mesmo que eu passei. Por isso quero te ensinar o caminho de como investir.

Claro que nesse guia, não tem como falar sobre tudo. Mas tenho certeza que você aprenderá muito mais sobre como investir dinheiro de forma correta, mesmo se nunca parou para estudar sobre o assunto.

Como investir dinheiro de forma certa: Início de uma jornada

jornada - como investir dinheiro

Para que se comece a pensar em investir, é necessário uma boa preparação. Não apenas de aprendizado, mas também de orçamento (o mais importante).

Imagine que um agricultor tenha muitas sementes para plantar. Ele sonha que todas aquelas sementes deem árvores grandes e saudáveis para poder apreciar o fruto delas. Mas o que acontece se ele não preparar o solo antes de fazer a plantação?

Isso mesmo. As árvores podem até nascer, mas não terão o mesmo crescimento se tivessem um solo saudável.

Com investimentos é a mesma coisa. O solo precisa ser preparado antes de entrar nesse mundo. As nossa finanças precisam estar em ordem e o mais importante: precisa-se ter dinheiro para investir.

E tudo começa por aí: análise minuciosa do orçamento.

Medindo sua capacidade de investimento

Antes de pensar em como investir seu dinheiro da melhor forma, há algumas”lições de casa” que precisam ser feitas.

A primeira delas é colocar todos seus gastos e renda na ponta do lápis.

Não, essa não é mais uma daquelas dicas: você precisa controlar tudo. Apesar de isso ser verdade.

O ideal aqui é ver o seu poder de fogo para investir e observar se você não vai entrar em algum apuro financeiro devido aos investimentos (sim, isso pode acontecer e já falarei como).

Não tem como entrar em detalhes aqui de como controlar o dinheiro. Se você estiver interessado no assunto, leia sobre como fazer um planejamento financeiro. É um artigo dedicado apenas para esse assunto.

No final das contas, é necessário enxergar detalhadamente o quanto que entra e sai do seu bolso (e por onde entra e para onde vai).

Encare o investimento como uma quantia de dinheiro que você usará para trazer mais dinheiro a você. Quanto mais dinheiro retornar, usando a mesma quantidade de dinheiro, melhor.

Com isso em mente quero que você análise seu orçamento da seguinte forma:

(+) Renda ativa (dinheiro ganho do esforço do trabalho. Exemplo: salário)

(+) Renda passiva (dinheiro ganho sem grandes esforços. Exemplo: aluguel)

(=) Renda total

(-) Gastos essenciais

(-) Gastos desnecessários

(=) Dinheiro poupado (no nosso caso, “poder de fogo”)

Se você ainda não tem a renda passiva, não tem problema. Quando você aprender a como investir dinheiro da forma certa, ela fará parte do seu dia-a-dia.

No caso do dinheiro poupado, quanto maior esse valor, mais dinheiro poderá ser investido.

Prevenção de apuros financeiros

Entretanto, ainda existe mais uma importante ferramenta que manterá sua saúde financeira enquanto você busca uma melhor rentabilidade de seus investimentos: reserva de emergência.

As reservas de emergências são essenciais para que problemas financeiros fiquem longe enquanto você investe. Ela tem como objetivo de atender a alguma emergência que possa comprometer seu orçamento, trazendo segurança.

O que você precisa evitar a todo custo é precisar do dinheiro que está investido. Isso não pode acontecer! Há um excelente artigo sobre como montar uma reserva de emergência em 5 passos. Se você não tem a sua, monte-a e apenas depois comece a investir.

Para que o seu caminho de aprendizado sobre como investir dinheiro seja eficiente e rápido, não esqueça do que precisa ser feito:

Passo 1: Controle sua renda e seus gastos, tendo uma boa visão do seu orçamento e medindo seu poder de fogo.

Passo 2: Monte uma reserva de emergência para evitar problemas financeiros.

Feito? Vamos agora partir para a prática.

Perfil do investidor e perspectiva do dinheiro investido

perfil

Não tem como investir dinheiro de forma certa se você não conhecer a si mesmo. Isso é essencial para que os investimentos andem no caminho desejado e também saber o destino que será dado ao dinheiro investido.

Por isso é ideal saber o seu perfil e suas preferências. Claro que não há uma regra clara, mas vamos aos perfis mais comuns de investidores.

Perfil agressivo

Essas pessoas gostam de ter chances de ganhar uma boa quantia de dinheiro de uma vez, mesmo tendo o risco de perder a mesma quantia.

Muitas vezes os riscos que esses investidores corre são bem grandes, por isso eles precisam estar acostumados e conhecer bem o mercado que estão atuando. Os investimentos de renda variável são os prediletos desses investidores.

Perfil conservador

Já outras preferem um investimento conhecido como “devagar e sempre”. Todo mês ele rende um pouco, mas rende sempre.

Esses investidores preferem correr pouquíssimo risco, por isso optam por investimentos em renda fixa, na maioria das vezes.

Não que investimentos em renda fixa não tenha risco (sim, eles tem), mas são bem menores se comparados aos investimentos de renda variável.

Perfil moderado

Esse perfil de investidor é um meio termo entre os outros dois. Assume riscos menores do que o agressivo mas não tanto quanto os conservadores.

Esses investidores possuem em sua carteira de investimento, geralmente, ambos os tipos de investimentos, os de renda fixa e os de renda variável, sempre equilibrando entre os dois.

E aí? Que tipo de investidor que você é?

Esses perfis mostram a preferência de cada investidor. Entretanto quero deixar claro que a sua realidade é que vem em primeiro lugar, não o seu perfil.

Assim como disse no começo desse artigo, meu primeiro contato com investimentos foi a bolsa de valores. Mas minha realidade era outra. Por mais que eu queria investir em ações eu ainda não tinha o conhecimento e muito menos o dinheiro suficiente para que desse certo.

Continue lendo o artigo que você verá que para os vários tipos de investimentos há pré-requisitos. Você precisa atendê-los para que seja bem sucedido.

Não falaremos especificamente sobre um ou outro investimento, mas vamos dividir os investimentos em três categorias, sendo elas: renda fixa, renda variável e empreendimentos, abordando estratégias e conceitos para que haja um bom resultado em cada um.

Os investimentos de renda fixa e estratégias

gráfico 1

Quer aprender como investir de maneira certa? Comece pelos investimentos de renda fixa. Eles são um excelente ponto de partida.

Esses investimentos se caracterizam pela constante rentabilidade e pelo baixo risco. Ideal para aproveitar os juros compostos.

Aqui vão alguns investimentos de renda fixas. Basta clicar no nome de cada um que deseja saber mais.

Esses são apenas alguns dos investimentos de renda fixa que podem ser estudados separadamente. Entretanto aqui vão algumas dicas e estratégias que valem para todos eles.

Ideal para quem tem pouco dinheiro

A renda fixa é ideal para quem possui pouco dinheiro. Os investimentos de renda variável costumam ter taxas maiores do que os de renda fixa, seja corretagem, custódia, administração entre muitas outras.

Com baixas taxas, se torna mais vantajoso investir em renda fixa. Menos gasto = mais dinheiro no bolso.

Alta segurança

Os investimentos em renda fixa possuem uma das maiores seguranças. Para as instituições financeiras, há o Fundo Garantidor de Crédito que cobre até R$ 250.000,00 por CPF em caso da falência da instituição.

Já o tesouro direto conta com a segurança do próprio governo, ou seja, mais seguro do que banco. Até hoje, nunca houve atraso para pagamento dos títulos públicos na história do Brasil.

Aportes mensais como estratégia

Para aproveitar cada vez mais os juros compostos, vamos voltar ao “poder de fogo”. Lembra?

Todo mês o ideal é sobrar um pouco de dinheiro para investir. Por isso, considere fazer depósitos mensais em alguma aplicação de renda fixa.

A grande vantagem de investir dinheiro usando os aportes mensais é que essa técnica aumenta gradativamente seu poder aquisitivo.

Quanto mais dinheiro você for investindo, mais será somado ao seu capital total investido. Logo quanto maior esse número, maior será a renda passiva mensal.

Aumentando a rentabilidade pela liquidez e dinheiro total investido

Muitas vezes, a rentabilidade desses investimentos pode ser aumentada pela liquidez e pelo total investido.

Essa técnica funciona principalmente com aplicações em bancos (LCI, LCA, CDB, entre outras). Se você abrir mão da liquidez e aplicar mais dinheiro, maior será o retorno oferecido.

Por exemplo: existem investimentos que possuem prazo de carência, ou seja, período de tempo que você não pode movimentar o dinheiro investido.

Quanto mais tempo você estiver disposto de deixar seu dinheiro investido sem possibilidade de movimentação, maior será a rentabilidade.

Essa mesma proporção serve para a quantia investida: quanto maior o montante investido, maior a rentabilidade.

Investimentos de renda variável

grafico 2

Os investimentos de renda variável se caracterizam pela instabilidade de seus retornos, ou seja, em um momento o investimento pode trazer retornos gigantescos e em outros momentos, perdas nas mesma proporção.

Alguns investimentos de renda variável são:

Esses são apenas alguns investimentos de renda variável, que também devem ser estudados à parte. Mas aqui estão alguns conceitos e dicas que servem para a maioria deles:

Oferta e demanda dominam os investimentos de renda variável

A maioria dos investimentos de renda variável são negociados na BMF Bovespa.

A BMF Bovespa se caracteriza por ser um mercado: há vendedores e compradores para os itens negociados, sejam ações, dólar, mercadoria ou índices futuros. Enquanto alguns investidores querem vender, outros querem comprar.

Essa dinâmica de compra e venda, determina o preço dos produtos:

  • Se a procura for maior que a oferta, o preço sobe.
  • Se a oferta for maior que a procura, o preço desce.

E é por causa desse sistema que a renda nesses tipos de investimento varia.

Imagine que você compre 400 ações a R$ 10,00. Você investiu R$ 4.000,00. Se depois de uma semana ela passou de R$ 10,00 para R$ 15,00, você agora tem R$ 6.000,00. Um lucro de 50%.

Na verdade, isso apenas aconteceu porque a demanda foi maior que a oferta após você ter adquirido a ação, isso fez com que o preço dela subisse.

Se o oposto tivesse acontecido, a oferta fosse maior que a demanda, você poderia ter prejuízo nas mesmas proporções.

Estratégia e estudo são fundamentais

Quando estamos falando de ações, mercado futuros, dólar, etc, uma estratégia é extremamente essencial para que o investimento de certo.

Diferente da renda fixa, a renda variável não depende de apenas efetuar aportes. É essencial ter-se estratégia e muito estudo sobre o investimento desejado.

Dois tipos de estudos que se destacam na renda variável é a análise técnica e fundamentalista.

A análise técnica procura prever o movimento do preço (subir, descer ou permanecer constante) com base no histórico do mesmo.

Já a análise fundamentalista busca analisar a saúde econômica e financeira de uma empresa, para saber se o investimento em suas ações é válido ou não.

Ambos são modelos famosos e consagrados, porém totalmente diferentes.

O ideal é estudar a fundo modelo for usar e aplicar as técnicas de forma correta. Alguns investidores procuram até misturar os dois modelos, tirando proveito de cada análise.

Não importa qual modelo o investidor irá usar, o objetivo é sempre maximizar os lucros e diminuir as perdas.

Acompanhamento periódico é mais que essencial

Acompanhar seu investimento em renda variável com uma boa frequência é essencial para que a estratégia que estiver sendo usada funcione e evite perdas grandes e desnecessárias.

Diferente da renda fixa, quem investe em ações, por exemplo, precisa de um excelente acompanhamento, mesmo aquele que investe em ações para o médio e longo prazo.

Não é para quem tem pouco dinheiro

Infelizmente, aplicar em investimentos de renda variável, como ações, ainda é muito caro. As despesas são bem altas e muitas vezes, dependendo do valor investido, precisa-se lucrar bastante para cobrir todos os gastos.

Entre esses gastos, encontra-se a taxa de custódia (cobrado para custodiar os títulos), corretagem (cobrado por usar o serviço da corretora. Geralmente se paga no ato da compra e venda), emolumentos, imposto de renda, entre outros.

Para ver os custos do mercado de ações, basta acessar a consulta de custos da BMF Bovespa. Lembrando que nesse link não há a corretagem e serviços cobrados pela corretora, nem impostos.

Por isso, antes de começar a investir em ações ou mercado futuro, simule aplicações e veja quanto você lucrará subtraindo todas as despesas operacionais.

Mantenha sempre o pé no chão e tenha claro quanto você terá de custos para cada compra e venda realizada.

Empreendimentos

empreendimento

Sim, empreendimentos! Uma outra excelente forma de investir seu dinheiro. Afinal, aprender a como investir dinheiro, envolve também investimentos em negócios.

Longe de ser uma renda passiva, os empreendimentos se caracterizam por ser um negócio com o objetivo de vender algum produto ou serviço.

Entretanto não é apenas abrir um CNPJ e sair por aí abrindo ponto de vendas.

Se para investir em renda variável é necessário muito estudo, imagine então para criar um empreendimento. Precisa saber como investir.

Muitos fatores influenciam nos empreendimentos. Mesmo um negócio bem estruturado pode ser abalado por variáveis que não estão no controle dos empresários.

Para se ter uma ideia dessas variáveis que estão fora do nosso controle, recentemente uma empresa japonesa (Sumitomo Corp.) e a Vale S. A venderam uma mina de carvão por apenas UM dólar.

O mais incrível é saber que essa mina tinha sido avaliada em 631 milhões de dólares há três anos antes da venda.

Com certeza, três anos antes, parecia ser um excelente investimento adquirir aquela mina. Mas com a crise do carvão instalada, a mina foi totalmente desvalorizada.

–> Clique aqui para ler a notícia sobre a venda da mina de carvão

Por isso, observe muito bem o tipo de mercado que você está entrando, caso queira um empreendimento.

Análise de viabilidade evita grandes problemas, mas não todos

Uma boa análise de viabilidade é essencial para investir seu dinheiro em algum tipo de negócio eliminando risco desnecessário.

Com uma boa análise de viabilidade desenvolvida, você terá planos para cada etapa do seu empreendimento, antes mesmo de inaugurá-lo.

Existem índices e fórmulas que servem para efetuar uma boa análise de viabilidade, como a Taxa Interna de Retorno e o Valor Presente Líquido, entretanto todo o empreendedor deve tomar cuidado com uma armadilha: as projeções de receitas.

Quando se faz estudos de viabilidade para a abertura de um novo negócio, as receitas são projetadas com base em histórico ou estatística do mercado. Elas não são reais.

O que pode acontecer com as receitas depois do empreendimento for iniciado, são apenas três coisas:

  • Ficar praticamente igual à projeção
  • Ficar acima da projeção
  • Ficar abaixo da projeção

Bom, quanto aos dois primeiros itens, tudo bem. Ótimas notícias para o empreendedor. Mas o problema é quando a receita fica abaixo do previsto (o que acontece com muita frequência com novos empreendedores).

E as consequências de uma receita abaixo do previsto são muitas. Entre as principais temos:

  • Maior tempo de retorno sobre o investimento inicial.
  • Redução do capital de giro (dinheiro necessário para a operação normal do negócio)
  • Maior tempo sem a empresa dar lucro.

Por isso, um bom empreendedor precisa ter em mente em como agir nas seguintes situações. Sempre é necessário ter um plano B caso as coisas não andem como o planejado.

Economia e política: assuntos que você precisa entender

dólar

Para que você aprenda como investir melhor o seu dinheiro, seja ele qual for, você precisa entender sobre esses dois grandes assuntos.

Política também? Sim. Para aprender como investir dinheiro com eficiência, a política é indispensável.

Tudo que acontece na economia e na política afetará seus investimentos. E essas são duas variáveis que estão totalmente fora do nosso controle. Então há apenas uma regra nesse jogo: dance conforme a música.

A política está totalmente ligada a economia, principalmente porquê o Estado é um grande consumidor de produtos e serviços. Então ele faz parte do motor do PIB, junto com as exportações, consumo da população, investimentos, entre outras variáveis.

E o Estado possui de várias ferramentas para controlar a economia como bem entender, buscando cumprir seus objetivos. Vamos a alguns exemplos práticos:

Selic e dólar

Sim, Selic e mercados internacionais são essenciais para quem quer aprender como investir dinheiro.

Muitas vezes para atender às políticas econômicas, o governo altera a meta para a taxa Selic. Quando a Selic aumenta, o crédito diminui, inflação retrai (ao menos era para retrair), consumo diminui.

Mas tudo é notícia ruim? Não. Para quem investe, essa é uma excelente notícia. Investimentos de renda fixa passam a pagar mais do que antes.

Por isso, onde muitos enxergam crise, temos que enxergar oportunidades.

Quer outro exemplo prático de oportunidade no lugar da crise? O dólar.

A nossa moeda, no momento em que escrevo esse artigo, está extremamente desvalorizada. O dólar está caro. Importar produtos ficou mais caro do que já era.

Mas e para investidores que investem em dólar? Bom, pode ter certeza que se eles aproveitaram essa alta do dólar, eles fizeram muito dinheiro com esse investimento.

Aprendendo e acompanhando cada vez mais assuntos econômicos e decisões políticas você será hábil a identificar oportunidades e aprenderá cada vez mais como investir dinheiro da melhor forma possível.

Observe qual setor da economia está estimulado. Ou até mesmo os que estão em crise. Com o real caindo frente ao dólar, uma grande oportunidade se abriu para investimento na moeda estrangeira.

Tudo se resume a adaptação e tendências

Quando estamos sujeito a tantas variáveis fora do nosso controle, não temos alternativa a não ser nos adaptarmos para sobrevivermos. Só assim investiremos de forma certa.

Para isso temos que levar nossos investimentos para um novo patamar: temos que ser dinâmicos. Precisamos investir conforme o cenário econômico e seguir as tendências.

Se o cenário econômico é de crise e a Selic está nas alturas e as ações estão caindo, vamos onde a rentabilidade está maior: Renda fixa (títulos públicos, LCI, etc.)

Caso a economia melhore, a Selic recue, as ações voltem a subir, temos que nos adaptar ao novo cenário e investir onde oferece a maior rentabilidade. Mas claro, sempre obedecendo nossa realidade e nossos limites.

Se você quer mesmo saber como investir dinheiro, saiba identificar onde está o melhor investimento

Conclusão

Espero realmente ter te ajudado a aprender como começar a investir dinheiro da melhor forma possível. O que está aqui não é tudo que você precisa saber, mas é um excelente ponto de partida para que várias portas de aprendizado se abram.

Vamos recapitular alguns passos:

  • Organize suas finanças
  • Crie uma reserva de emergência
  • Mensure seu “poder de fogo”
  • Descubra seu perfil e confronte com sua realidade. Lembre-se: sua realidade sempre vai mandar.
  • Aprenda sobre renda fixa. Temos dicas, vantagens e desvantagens.
  • Aprenda sobre a renda variável. Esses investimentos requerem um pouco mais de capital.
  • Quer ter um próprio negócio? Excelente maneira de investir seu dinheiro! Cuidado na hora de desenvolver o estudo de viabilidade
  • Aprenda sobre economia e política. Assim você saberá como investir melhor. Dance conforme a música: nesse ambiente, você não faz as regras.

Coloque em prática os itens aprendidos aqui! Desejo muito aprendizado e boa sorte em seus investimentos.

2 pensamentos em “Como Investir Dinheiro De Forma Certa e Descomplicada

  1. Gabriel

    Excelente artigo! Creio que este seja mesmo o principal obstáculo para quem quer investir: reserva de dinheiro. Infelizmente não temos uma cultura que valoriza a educação financeira e o planejamento de vida. Veja os americanos por exemplo, faz parte para maioria deles o planejamento para o “primeiro milhão”, calculam também seus ganhos de forma anual, diferente da maioria dos brasileiros que calcula de maneira mensal.

    Responder
    1. Misael C. Ribeiro Post do autor

      Muito obrigado pelo comentário!
      Você está coberto de razão. Para investir precisa-se de reserva. Para ter reserva precisa abrir mão do consumo. Essa é uma dificuldade da nossa sociedade. Tanto que observamos um alto endividamento do brasileiro.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *