Como Alcançar A Independência Financeira

Por | junho 24, 2015

Esse é um tema muito comentado. O que é ser financeiramente independente? E como chegar lá?

Sem dúvidas, é um sonho de muita gente. Fazer o que quiser, quando quiser, do jeito que quiser e sem se preocupar com dinheiro.

Parece impossível? Bom, mas não é.

Os grandes problemas são: saber o que fazer para chegar lá e se teremos a determinação necessária. Afinal, qualquer pessoa pode ser financeiramente independente, desde que corra atrás desse sonho da forma certa.

independência financeira

Não existe fórmula mágica para independência financeira

Sim. Não existe fórmula mágica. Nem pense nisso.

Pare de procurar fórmulas prontas para enriquecer da noite para o dia. Isso não existe, ok? As formas de alcançar a independência financeira é diferente de pessoa para pessoa.

Quer um exemplo? Procure sobre os grandes milionários da revista Forbes. Cada um enriqueceu de uma maneira.

Já viu? Agora volte para o seu mundo. A sua realidade. É com base na sua realidade que você irá mudar sua vida financeira.

Por mais que não exista uma fórmula mágica, há leis e conceitos que são aplicados a todos que enriqueceram e chegaram onde estão.

Essas leis podem ser aprendidas e seguidas. Assim você saberá como alcançar a sua independência financeira.

Faça a mesma coisa que a maioria e seja igual eles.

Qual a rotina de um típico brasileiro? O que eles fazem com o salário que recebem? Como é a vida financeira de um brasileiro?

Bom, vamos resumir: um brasileiro comum acorda de manhã, passa a maior parte do dia trabalhando. Quando recebe o salário, gasta a maior parte dele sustentando suas necessidades básicas. O dinheiro que sobra, compra uma carne, faz um churrasco, se diverte. Afinal a vida não é apenas trabalho.

Muito provável que também não há controle nenhum de suas despesas, apenas sabe-se que há gastos. Se alguma emergência ocorrer, muito provável que uma dívida será contraída.

E o ciclo se fechou. Essa situação se repetirá no próximo mês. E no próximo. Não tem fim… Na verdade até tem um fim, infelizmente um fim triste: a vida não foi nada mais que trabalho e gastar dinheiro.

Quer ser diferente? Quer não fazer parte da maioria? Haja diferente. Aqui vou listar algumas coisas que estão enraizadas na nossa sociedade e outros hábitos que você deve adquirir para conseguir montar um plano para sua independência financeira.

Seu maior ativo é o mesmo que o dos multimilionários

Se alguém te perguntasse: “qual o seu maior ativo?” o que você responderia? Sua casa? Seu carro? Errado.

Seu maior ativo é o seu tempo. É com ele que você deve se preocupar quando estiver na jornada para a independência financeira.

Dito isso, entenda uma coisa: não existe nada que você possa fazer que não ocupe tempo. Seu tempo é gasto com toda e qualquer ação.

Agora eu te pergunto: “o que você troca pelo seu salário?”. Sim, o seu tempo. Seu maior ativo.

Não há nada de errado trocar o tempo por dinheiro. Isso é perfeitamente normal. Precisamos sobreviver de alguma forma, não é mesmo?

Mas o maior problema é que quando você não puder fazer mais essa troca, seu dinheiro também acaba. Ou seja, parou de oferecer o seu tempo, parou de receber dinheiro.

Um outro ponto negativo de trocar o dinheiro pelo salário é a limitação. Você sempre receberá a mesma quantia de dinheiro para a mesma quantidade de tempo. Não há como ganhar mais dinheiro trocando por menos tempo. Deu para entender?

Ou seja, se você trabalhar 8 horas por dia, ganhará por elas. Nada a mais e nada a menos.

É hora de mudar isso.

Não troque apenas o seu tempo pelo dinheiro

Uma coisa que as pessoas financeiramente independente tem em comum é não trocar apenas o tempo delas pelo dinheiro. Elas trocam algo mais.

Confuso? Deixa eu deixar mais claro.

Entenda que vivemos no sistema capitalista. Temos que encarar a dura realidade de quem realmente enriquece são as empresas, não o trabalhador. E elas funcionam basicamente vendendo produtos ou serviços.

Estou falando para você montar uma empresa? Não. Apesar que não é uma má ideia.

Estou apenas reforçando o conceito que para alcançar a independência financeira, você precisa trocar algo mais por dinheiro. Não apenas o tempo.

Uma excelente notícia é que nosso salário é pago com o bem mais precioso do capitalismo, o dinheiro. Dinheiro gera dinheiro.

Assim como os bancos usam dinheiro para conseguir mais dinheiro, nós também conseguimos fazer isso. E o melhor de tudo. Dinheiro que vem do seu salário.

Se você, assim como a maioria das pessoas, não possuem mais nenhuma renda além do salário, é com ele que você deve começar. Não há fórmula mágica.

Há quem goste de nas hora vagas, abrir um negócio, com risco controlado. Excelente maneira também de começar a ter mais dinheiro para ser financeiramente independente.

Com o salário, financiar o negócio próprio e depois vê-lo crescer.

Entretanto, a maioria dos negócios precisam da nossa atenção, ou seja, teremos que trabalhar mais, além dos empregos convencionais. Se o negócio criado crescer, a tendencia é dedicar tempo integral a ele.

Já quando investimos o nosso dinheiro, em renda fixa por exemplo, geramos renda passiva. Aquela que não precisamos gastar muito do nosso tempo para ter. E quer algo melhor do que alcançar a independência financeira ganhando dinheiro sem grandes esforços?

Mas nem tudo é flores. Vamos analisar com calma.

Um bom planejamento financeiro é excelente para que tudo ocorra de forma certa.

Renda passiva para aumentar o poder aquisitivo

Quando digo renda passiva, refiro-me a investimentos que nos trarão uma rentabilidade sem grandes esforços. Como por exemplo, tesouro direto, LCIs, entre outros.

A maior vantagem desses investimentos é a possibilidade de ganhar dinheiro passivamente enquanto faz outra atividade, como trabalhar e empreender.

E lembre-se: os juros compostos (popularmente conhecido como “juros sobre juros”) atuam nesses tipos de aplicações, ou seja, quanto mais dinheiro e mais tempo, maior será o retorno para o investidor. Uma forma de aumentar seu poder de compra, sem grandes esforços.

Esse aumento do poder aquisitivo é um importante passo para a independência financeira.

Se você quer realmente melhorar sua vida financeira, comece investindo. Separe sempre uma quantia mensal, todos os meses, e invista. Com o passar do tempo, isso se tornará um hábito e você desfrutará cada vez mais da renda passiva.

Se você preferir, procure outras fontes de renda. Empreenda. Sabe fazer algo melhor que muita gente? Venda isso. Desde que você troque algo por dinheiro (não sendo o tempo), já vale. Fazendo isso, será um bom caminho andado para a sua independência financeira.

Mas lembre-se do custo de oportunidade e use-o sempre que possível: se você tem duas opções de escolha, seu custo de oportunidade é sempre aquela que você não escolheu. Ou seja, sempre procure uma rentabilidade maior do que a opção não escolhida.

Disciplina, conhecimento e persistência

Esses três itens são a chave para que você consiga alcançar seus objetivos. Uma frase que gosto muito é: Você só é derrotado quando para de tentar.

Por isso, tenha disciplina: se você pretende investir 30% da sua renda, todos os meses, lute para isso.

Mas se você não sabe como investir, não sabe como empreender, busque conhecimento. Aprenda.

E por último, persista nos seus sonhos.

Tenho certeza que seguindo esses três itens você conseguirá alcançar seus objetivos e principalmente sua independência financeira.

E agora…

Agora eu quero poder te ajudar mais ainda. Tenho um presente para você.

Se você ainda não conhece o e-book O caminho para a independência financeira, não perca mais tempo. Tenha acesso a esse vídeo em que digo um pouco mais sobre educação financeira e te entrego um super presente, além de uma amostra totalmente grátis do e-book.

–> Clique aqui para acessar

Se você não se interessar, tudo bem! Creio que o conteúdo do vídeo e esse blog vai agregar muito ao seu conhecimento. Espero que todos que buscam a independência financeira, alcance-a.

3 pensamentos em “Como Alcançar A Independência Financeira

    1. Misael C. Ribeiro Post do autor

      Realmente ele é um marco quando o assunto é educação e independência financeira.

      Responder
  1. Hebergement web

    Excelentes dicas, voce simplesmente colocou o passo a passo para a independencia financeira, acho fundamental ter qualidade de vida, nao adianta ser rico e infeliz, juntar dinheiro e ficar doente de tanto trabalhar, e melhor viver bem e acumular aos poucos.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *